São Paulo inaugura o 1º Centro Dia para Pessoas com Deficiência da cidade

Serviço instalado na zona leste de São Paulo pela Assistência Social conta com 30 vagas

 Na imagem pessoas estão reunidas ao redor da placa de inauguração do Centro Dia para Pessoas com Deficiência Irmã Maria Anna Sala. Ao centro, atrás da placa, temos o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr. Todos aplaudem e sorriem, comemorando a inauguração do espaço.

Texto: Anderson Paiva
Fotos: Sabrina Ribeiro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (15), o Centro Dia para Pessoas com Deficiência (CDPCD) Irmã Maria Anna Sala.

O serviço da SMADS é gerido através da Proteção Social Especial de Média Complexidade e presta atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias. Os encaminhamentos são feitos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da capital.  

O Prefeito Ricardo Nunes ressaltou o serviço inédito na cidade e o esforço da gestão em olhar e atender os mais vulneráveis. “Nós estamos inaugurando hoje, o primeiro Centro Dia para Pessoas com Deficiência. É histórico. Há tantas coisas que temos feito de inovação, e, observem, sempre voltadas para as pessoas que mais precisam, que são aquelas para quem devemos dar mais atenção".  

Localizado em Itaquera, zona leste da capital, o equipamento possui 30 vagas para atendimento de pessoas de 18 a 59 anos e realiza atividades de convivência, cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais. Atua também em situações de risco e violação de direitos, como discriminação, negligência, maus-tratos, violência física e psicológica, dentre outras, contribuindo para a superação destas condições e evitando novas ocorrências por meio do apoio à ampliação da autonomia das pessoas com deficiência e do suporte para os seus principais cuidadores.  O Centro Dia para Pessoas com Deficiência (CDPCD) Irmã Maria Anna Sala funciona das 7h às 19h.

“Ao oferecermos um espaço que dá possibilidade para que pessoas com deficiência possam passar o dia todo com várias atividades, com vários serviços, oficinas e acompanhamento, inclusive agregando também os familiares, isso é ter um olhar diferenciado, um olhar humanizado para essas pessoas”, exaltou o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Com equipe multidisciplinar formada por técnicos, psicólogos, cuidadores e outros profissionais, o equipamento tem como foco a prevenção do acolhimento institucional das pessoas com deficiência e visa fortalecer ações de inclusão e mitigar a segregação social deste público, proporcionando a quebra do isolamento, o aumento da qualidade de vida e a diminuição do risco de vulnerabilidades sociais e relacionais.

O CDPCD Irmã Maria Anna Sala é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação de Assistência Social Eny Vieira Machado, com repasse mensal de R$ 109.468,78.  

Atendidos pelo CDPCD:

Deficiências intelectual, física, sensorial ou múltipla desde que a pessoa tenha independência ou dependência leve ou moderada para as atividades básicas da vida diária, e pessoas com transtorno do espectro autista com suporte leve ou moderado. Ambos os perfis precisam ter retaguarda familiar.

A imagem se trata de um layout com quatro fotografias. Na foto do canto superior esquerdo aparece uma mesa com cadeiras azuis de frente para uma janela aberta. A foto do canto superior direito mostra um banheiro com porcelanato preto com um vaso sanitário centralizado e diversos corrimãos de acessibilidade. Na foto do canto inferior esquerdo aparece um corredor com janelas abertas na lateral e pinturas de folhas e flores nas paredes. A foto do canto inferior direito mostra  o chão de madeira do espaço com pisos táteis coloridos em azul e amarelo.

Rede Socioassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura conta, atualmente, com 52 serviços voltados ao atendimento e acolhimento de pessoas com deficiência, com um total de 3.169 vagas. Os encaminhamentos para os serviços podem ser feitos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).