CEDESP “Fronteira do Saber”, na zona leste, promove formação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade

Serviço, que atende a mais de 160 pessoas, está no itinerário do Prefeitura Presente desta quinta-feira (14)

Texto: Sabrina Ribeiro

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) "Fronteira do Saber”, localizado em São Miguel Paulista, na zona leste da capital, atua no território há mais de oito anos, atendendo mais de 160 pessoas entre adolescentes, jovens e adultos entre 15 e 59 anos de idade.

O serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promove, todos os anos, a formação para fins profissionais, prepara os atendidos para futuras carreiras de sucesso e capacita suas habilidades, trabalhando na construção da autonomia, aprendizado e sua contribuição em sociedade.

O Prefeitura Presente desta quinta-feira (14) prestigiará equipamento, que receberá a visita do prefeito Ricardo Nunes. O programa tem como objetivo conhecer e valorizar os trabalhos e equipamentos da região, tal como realizar a vistoria de obras e ouvir sugestões dos munícipes sobre futuras mudanças e melhorias onde moram.

 

O CEDESP

Atualmente, o serviço de São Miguel Paulista oferece cursos profissionalizantes em três períodos diferentes a fim de facilitar o acesso às aulas e trabalhar as habilidades e competências dos atendidos. São eles: chaveiro; mecânico de bicicleta; agente de limpeza e conservação; reparador de eletrodomésticos; arrumador e conferente de cargas; pintor industrial; módulos de convívio e mundo do trabalho, entre outros.

Um diferencial importante no “Fronteira do Saber” é parceria do serviço com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do território de São Miguel Paulista. Os alunos são atendidos para garantir seu bem-estar na participação do CEDESP, em destaque no auxílio contra o uso de álcool e drogas. Assim, mesmo que já matriculados no curso, não há perda de vaga caso o CAPS notifique o serviço da situação atual da pessoa durante o tratamento.

Além das formações profissionais, o CEDESP trabalha com o a proteção para pessoas em situação de vulnerabilidade, o aumento de vínculos, as interações sociais que acontecem dentro do equipamento e oferece apoio psicológico por quem passa pelo serviço, tal como o aumento do repertório cultural através de palestras educativas.

 

A Rede Socioassistencial

Atualmente, existem 66 Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESPs) distribuídos pela cidade de São Paulo, disponibilizando um total de 12.960 vagas.