SMADS inaugura novo Centro de Convivência Intergeracional em Parelheiros

Equipamento conta com mais de 100 vagas que atendem de crianças a idosos da região

A Chefe de Gabinete da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelina Santos, posa ao lado da placa de inauguração do serviço junto da equipe do serviço e representantes da organização.

Texto: Sabrina Ribeiro
Imagens: Larissa Rodrigues

Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou o novo Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) - Vanessa Oliveira, localizado na região de Parelheiros, zona sul de São Paulo.

O serviço é o 25º da cidade e dispõe de um total de 120 vagas que atendem a crianças a partir dos 6 anos de idade, jovens, adultos e idosos em situações de vulnerabilidade.

A chefe de Gabinete da SMADS, Ciça Santos, destacou a importância do serviço para Parelheiros. “O CCInter é um serviço completo, e o território tem convicção da importância dele. Que ele venha para ser bom, que traga mais serviços para a região e possa dar o atendimento que a população merece”.

Pedro Nogueira, atendido do CCInter, contou como o serviço ajudou a construir sua vida na cidade. “Sou carioca e já moro em São Paulo há cinco anos. Precisei de apoio quando cheguei e encontrei isso nos serviços da região. Aqui, recebi ajuda psicológica, apoio e acolhimento sem ser julgado. O CCInter me faz sentir parte de algo, e agradeço a cada um por me fazer sentir presente”, declara.

Na imagem, uma criança está desenhando sentada em uma mesa branca.

O objetivo da modalidade é reunir diferentes grupos e idades para fortalecer vínculos afetivos e relações sociais, desenvolvendo o convívio entre os ciclos da vida. O CCInter oferece proteção social preventiva e trabalha a relação de grupos heterogêneos a partir de interesses e necessidades dos usuários, de modo a desenvolver progresso por meio de atividades e competências para o alcance da autonomia.

Além disso, o equipamento oferece diversas oficinas de convívio social, como capoeira, maculelê, artesanato, atividades socioambientais, aulas de dança, técnicas de respiração e atividades físicas. O serviço conta com assistentes sociais, psicólogos e técnicos especializados e operacionais para atender as necessidades de quem frequenta o local.

O CCInter Vanessa Oliveira é administrado pela Organização de Sociedade Civil (OSC) - Associação Amigos e Terceira Idade Esperança Jardim Monte Azul, com repasse mensal de R$ 66.302,66. A OSC conta com outros sete serviços em parceria com a SMADS, sendo eles: quatro Núcleos de Convivência de Idoso (NCIs); dois Centros de Convivência Intergeracional (CCInters) e um Família Acolhedora.

A Rede Socioassistencial

Promovendo a união das gerações, o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento de vínculos, a rede socioassistencial conta, atualmente, com 25 CCInters espalhados pela cidade, disponibilizando um total de 5.580 vagas.