CCA Vila Anglo alerta população sobre os riscos da dengue e orienta como combater o mosquito Aedes aegypti

Atendidos saíram às ruas da zona oeste da cidade com cartazes para conscientizar moradores da região e prevenir a doença

Texto: Giulia Rodrigues e Sabrina Ribeiro
Imagens: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Vila Anglo, localizado na Lapa, zona oeste da cidade, realizou uma atividade importante para conscientização sobre o aumento de casos de dengue em São Paulo. Mais de 30 crianças participaram da ação.

Com a ajuda dos educadores, as crianças desenvolveram a campanha “Todos Contra Dengue”, que esclarece como a doença pode surgir e de que forma ela pode ser prevenida e combatida. As crianças produziram cartazes, panfletos e banners. Elas se fantasiaram e saíram às ruas do entorno do serviço, distribuindo os materiais com as informações para chamar atenção dos amigos e moradores do bairro para os riscos da doença.

A atividade foi feita em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vera Cruz, que há anos realiza atendimento às crianças e adolescentes do serviço. Além do incentivo na campanha, os atendidos também aprenderam sobre a doença, seus sintomas e formas de prevenção.

“Nosso trabalho diário com as crianças é essencial. E, na situação que nos encontramos, é de extrema importância repassar essas orientações. Eles ajudaram na divulgação da campanha e pediram para entregar panfletos aos parentes, amigos e vizinhos porque ficaram extremamente preocupados com a propagação da doença”, disse Bárbara Franco, assistente técnica do CCA.

A Rede Socioassistencial

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

Promovendo experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, a rede socioassistencial conta, atualmente, com 464 CCAs espalhados pela cidade, que disponibilizam um total de 68.460 vagas.