Prefeitura realiza primeiro Seminário sobre Família Acolhedora

No evento, foi realizado o Lançamento da Cartilha informativa sobre Família Acolhedora

Nove crianças tocam violino em cima de um palco.
 

Texto: Larissa Rodrigues
Foto: Ana Luiza Martins


Quando uma criança em seus primeiros anos de vida precisa ser afastada da sua família, é importante que seja encaminhada para um espaço repleto de carinho, cuidado e atenção até que ela possa voltar para sua família de origem ou ser encaminhada para adoção. São para casos assim que existe o Família Acolhedora.

Para conscientizar a população a respeito desse serviço, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou nesta quarta-feira, 29, o I Seminário sobre Família Acolhedora, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRC, no bairro da Santa Cecília, região central da cidade.

O evento faz parte de uma sequência de ações que tem como objetivo a divulgação da implementação da política pública em questão no Município de São Paulo. Nele também houve o lançamento da cartilha informativa on-line e impressa sobre o acolhimento familiar que, junto com os palestrantes convidados para o evento, aponta reflexões sobre os desafios na implantação e implementação dessa modalidade de acolhimento, o trabalho desenvolvido pelos serviços da rede e a relação com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., participou da abertura do seminário e compartilhou a importância do serviço para a primeira infância com crianças em situação de risco.

“Eu me sinto muito feliz pela forma com a qual está acontecendo, porque expressa muito daquilo que nós acreditamos como gestão e que a gente tem trabalhado para implementar como marca e como legado. Porque a gente acredita que o acolhimento está para muilo além disso. Acolhimento é afetividade. Eu tenho convicção absoluta de que o Família Acolhedora é o futuro de desenvolvimento pleno e seguro de garantia de direitos dessas crianças, e que, daqui alguns anos, quando olharmos para trás, vamos nos lembrar do que está acontecendo aqui e ter muito orgulho da história que a estamos escrevendo juntos aqui na cidade de São Paulo.” Declarou o secretario, Carlos Bezerra Jr.

Além da conscientização, o seminário também busca inspirar por meio da promoção da importância da família acolhedora na construção de uma sociedade mais compassiva e inclusiva.

 seis mulheres sentadas em poltronas, sob um palco de madeira.

Família Acolhedora


O Família Acolhedora é um serviço que oferece acolhimento provisório a crianças e adolescentes que estejam afastadas do convívio familiar devido a medida protetiva.

Trata-se de uma modalidade em que a criança ou adolescente é acolhido temporariamente por uma família, após ter precisado ser afastada de sua família de origem por medida de proteção judicial. Essa família é parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e, durante o período de acolhimento, assume todos os cuidados e a proteção da criança e/ou adolescente.

O acolhimento por meio de SFA é uma medida temporária em que a criança e/ou adolescente fica acolhido pelo período de até 18 meses, de acordo com o que é estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podendo ter esse período prolongado caso seja identificada essa necessidade.

A família acolhedora tem como principal objetivo proporcionar as crianças e adolescentes uma vivencia de ambiente familiar seguro, garantindo atenção à individualidade da criança acolhida, convivência social, comunitária e a construção de afeto.