Viva a Vila! Convidados especiais servem almoço para acolhidos da Vila Reencontro Pari

Artistas, empresários, atletas e líderes religiosos conheceram o Programa Reencontro em dia de atuação como voluntários do serviço

Na imagem, os moradores da Vila Reencontro Pari estão sentados em mesas brancas e almoçando. No fundo, há parede brancas e janelas em vidro. Atrás de uma das acolhidas, o secretário Carlos Bezerra Jr., inicia uma conversa.

Esta sexta-feira, 24, foi um dia especial para as famílias da Vila Reencontro Pari e 16 artistas, empresários, atletas e líderes religiosos, que atuaram como auxiliares voluntários no serviço. Todos participaram do Viva Vila, um evento para integração e contribuição social.

A Prefeitura fez o convite que foi aceito pelo maestro Roberto Minczuk, pelo tenor Thiago Arancam, pelo arcebispo Dom Odilo Scherer, pelos pastores Ariovaldo Ramos, Wilson Silva e Ronaldo Bezerra, pelo cantor e apresentador Netinho de Paula, pela bicampeã olímpica de vôlei Fabi Claudino. Também acompanharam o Prefeito Ricardo Nunes e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., como voluntários, o advogado Daniel Leon Bialski, a artista e galerista Maria Montero, o comunicador e escritor Marc Tawil, a jornalista Isly Viana, o Chef Benny Novak, o empresário Ricardo Almeida, a influencer Eliane Dias e a empreendedora Luciana Lauretti.

Antes da visita à Vila, os voluntários acompanharam apresentações sobre a rede socioassistencial da cidade de São Paulo, a maior da América Latina, e sobre o Projeto Reencontro pelo Prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário Carlos Bezerra Jr.

“Temos cuidado com idosos, homens e mulheres trans, pessoas com pets, enfim, o cuidado para cada pessoa de forma acolhedora. Temos o maior serviço de acolhimento da América Latina, com cerca de 24 mil vagas, complexo e com uma equipe muito dedicada para acolher quem está na pior situação da vulnerabilidade”, disse o Prefeito Ricardo Nunes.

O pastor Ariovaldo Ramos e o arcebispo Dom Odilo Scherer fizeram orações. Em seguida, os visitantes voluntários conheceram os módulos onde estão abrigadas 244 pessoas e a estrutura de suporte, como a lavanderia e a horta comunitárias, a brinquedoteca, o playground e as salas de apoio social.

Também como voluntário, o maestro Roberto Minczuk regeu o Quinteto de Metais e o Coral Lírico em um recital especialmente preparado para as famílias acolhidas. O tenor Thiago Arancam também participou da apresentação, promovendo um momento único aos moradores e demais convidados.

Na sequência, os artistas, empresários, atletas e líderes religiosos, juntamente ao secretário Bezerra Jr. e ao prefeito Nunes, serviram refeições para 236 acolhidos e se juntaram à mesa com eles para comer. Durante o almoço, todos puderam dialogar e compartilhar informações e experiências de vida.

“Foi um momento importante não só para os acolhidos da Vila, mas também para quem participou como voluntário. Fizemos aqui a integração da sociedade em um projeto de acolhimento para pessoas que são invisibilizadas. Conhecer o que está sendo feito na Vila, poder ver o patamar de dignidade que está sendo dado a centenas de famílias, a partir desse serviço, é pedagógico. Mostra que as oportunidades precisam ser oferecidas, não importa a condição em que a pessoa se encontra. E quando ela agarra essa oportunidade, ela pode sonhar em ser qualquer uma dessas pessoas que as serviu hoje: jornalista, apresentador, chef de cozinha, empresário… Tudo é uma questão de subir o primeiro degrau”, disse o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

A Vila Reencontro Pari foi inaugurada no dia 09 de outubro e hoje abriga 86 famílias. No total, são 244 pessoas vivendo com dignidade em módulos que dispõem de banheiro, cozinha, geladeira, ventiladores e camas, berços ou beliches, a depender da configuração familiar.

Construída em um terreno de mais de 8.800 m², a Vila Reencontro Pari é a maior unidade do programa de acolhimento voltado a famílias em situação de rua na cidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A Prefeitura investiu na, Vila Reencontro Pari, R$ 6,9 milhões na instalação dos módulos. Além da estrutura, as famílias têm acompanhamento profissional e, diariamente, recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Na foto, diversos moradores e convidados estão reunidos assistindo uma orquestra. O prefeito Ricardo Nunes está no meio, ao lado do tenor Thiago Arancam. Eles cantam juntos.

A Vila

O perfil das famílias que estão na Vila Reencontro foi definido através de critérios de elegibilidades específicos e constantes na Portaria 95/2022. São casais com filhos, famílias monoparentais e outras composições familiares com até uma criança. Há, ainda, outros critérios de priorização estabelecidos, tais como presença de crianças de 0 a seis anos e mulheres com histórico de violência doméstica.

Esta unidade do Programa Reencontro recebeu também famílias que estavam abrigadas no Autonomia em Foco.
Mais sobre o Programa Reencontro

Inspirado no modelo de Housing First (“Moradia Primeiro”), o Programa Reencontro prevê a entrega de módulos de 18 m², equipados com cozinha, banheiro, armário e mobiliário de acordo com a configuração familiar para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa é focado na conquista da autonomia por parte dos usuários através da reinserção no mercado de trabalho e da reconstrução dos vínculos sociais e familiares.

Cada família deve permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro. Esse período pode ser estendido de acordo com o acompanhamento da família pela equipe técnica. Além disso, as famílias devem participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.

Os critérios de elegibilidade para acolhimento nas moradias transitórias são as informações do CadÚnico, as famílias em que as mulheres são as responsáveis, núcleos familiares que possuam crianças e adolescentes em sua composição e que estejam em situação de rua por um período mais recente (de seis meses a 36 meses).

O projeto possui três eixos de atuação: conexão, cuidado e oportunidade. O primeiro visa estimular a recriação de vínculos preexistentes e o fortalecimento da rede de apoio. O primeiro elemento de conexão entre o poder público e o indivíduo em situação de rua é a abordagem social, sendo, portanto, um instrumento fundamental de vinculação das pessoas à política pública e às demais etapas e eixos do Programa Reencontro.

Já no segundo eixo, serão oferecidas moradias subsidiadas para aqueles que não possuem renda suficiente, nas seguintes modalidades: locação social, que é o aluguel subsidiado conforme renda; a renda mínima ou o auxílio pecuniário para pessoas sem problemas de drogadição; moradia transitória ou as unidades com alta rotatividade para que se busque evitar o processo de cronificação, promovendo rápido resgate da autonomia.

O eixo oportunidade, por fim, consiste na intermediação de mão de obra e emprego, através da capacitação profissional, da alocação em contratos públicos (Decreto nº 59.252/20), da busca ativa por vagas e do estímulo à contratação no setor privado.

Rede Socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com cerca de 24 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.