Serviços da SAS Itaim Paulista, na zona leste, celebram o mês da Consciência Negra

A programação contou com palestras e discussões sobre a luta da população negra contra o racismo e apresentações marcantes dos atendidos

Cinco crianças aparecem ao lado de uma mulher. Três meninas vestem tops e usam saias vermelhas. Dois meninos usam camisetas e bermudas. A mulher usa uma blusa verde e uma saia vermelha longa.

Texto: Sabrina Ribeiro
Imagens: Acervo

Os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) da Supervisão de Assistência Social (SAS) — Itaim Paulista, na zona leste da capital, realizaram, na última terça-feira (14), o evento “Mês da Consciência Negra: Racismo na Infância”.

Com a participação do Centro de Referência de Assistência Social – Vila Curuçá, a programação reuniu mais de 60 pessoas em discussões sobre a luta da população negra contra o racismo e opressão.

A iniciativa foi organizada pelos serviços: CCA 3 Milênio Itaim VI, CCA Parque Santa Rita, CCA Criança Cidadã, CCA Nazareth Vida Nova e CCA Terceiro Milênio.

Ao longo do dia, os convidados participaram de palestras com as Gestoras de Parcerias do CRAS – Vila Curuça, que abordaram temáticas importantes como as consequências do racismo estrutural, a lei de cotas e a simbologia histórica do Dia da Consciência Negra.

Na imagem, cinco crianças fazem uma apresentação. Todas seguram vassouras nas mãos. Um garoto usa a vassoura para varrer folhas que estão no chão com letras que compõem a palavra “racismo”

As crianças e adolescentes dos serviços convidados fizeram apresentações artísticas de música, teatro, dança e capoeira. Ao final, todos degustaram comidas típicas, como cuscuz, canjica e feijoada.

A gerente do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) — 3 Milênio Itaim VI, Flávia Pereira dos Santos Silvério, 37, disse que a iniciativa foi importante para evidenciar aos mais novos a necessidade do combate ao racismo, algo que o serviço prioriza entre os atendidos. “Deixamos evidente a importância do enfrentamento ao racismo na infância, potencializando nossas crianças e adolescentes com informações sobre as leis de proteção, ações antirracistas e de fortalecimento social, o reconhecimento da cultura afro-brasileira e do protagonismo negro".

A Rede Socioassistencial

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

Promovendo experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, a rede socioassistencial conta, atualmente, com 465 CCAs espalhados pela região, disponibilizando um total de 68.520 vagas.