Festa dos Aniversariantes no CCA Jd. Ibirapuera leva os atendidos à cultura periférica

Um Dia na Quebrada” teve decoração, sarau, cultura Hip-Hop e das periferias

Na imagem, duas meninas estão sentadas no chão uma ao lado da outra. A da direita está com um celular na mão, enquanto a outra segura um microfone. Ambas são iluminadas por uma luz azul.

Texto: Sabrina Ribeiro

Imagens: Acervo

Os atendidos do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Jardim Ibirapuera, que fizeram aniversário no mês de outubro, comemoraram juntos, na última sexta-feira (10), com a festa "Um Dia na Quebrada". Inovando, o serviço criou a temática da festa pensando em valorizar a cultura da periferia.

Dos aniversariantes de outubro, mas realizada no mês da Consciência Negra, "Um dia na Quebrada" celebrou várias referências do movimento Hip-Hop e abriu os microfones para os mais de 80 atendidos, que cantaram e recitaram poesias e desafios numa espécie de sarau.

A festa, claro, teve boa comida, bebidas e uma decoração voltada ao tema. As crianças também entraram no clima, relembrando jogos e danças de rua.

Na imagem, um garoto vestindo um moletom preto está sentado em uma cadeira e sorri. Atrás dele, há um painel vermelho com fotos coladas e discos de vinil. De cada lado, uma caixa de som improvisada.

Segundo Edilene Silva de Jesus, 43, gerente do CCA Jd. Ibirapuera, que está localizado no M’Boi Mirim, bairro da zona sul, a celebração foi muito além de uma festa e trouxe vários momentos de reflexão, principalmente entre os mais jovens. “Abordamos na parada pedagógica a reflexão sobre quando uma criança ou adolescente escolhe um tema para uma festa, o faz porque aquele tema integra seu cotidiano. Afinal, por que alguém escolhe uma temática para expor em um momento tão único e incrível como sua festa de aniversário? Só pode se tratar de algo muito, muito significativo”, considerou.

A gerente também afirmou sobre trazer o popular jogo “Subway Surf” para a temática, integrando a diversão das crianças como um aprendizado. “Trouxemos uma vivência periférica, uma vivência em que, como no jogo e na vida, o objetivo é correr o mais longe possível, desviando dos diversos obstáculos que surgem na sua frente”, finalizou.

 

A Rede Socioassistencial

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um serviço que promove atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo como foco a constituição de um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

Promovendo experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, a rede socioassistencial conta, atualmente, com 465 CCAs espalhados pela região, disponibilizando um total de 68.520 vagas.