Prefeitura lança Kombosa Cultural para oferecer leitura, teatro e música para pessoas em situação de rua

Projeto tem como objetivo, o fortalecimento do vínculo e a melhora da interação com a população em vulnerabilidade social

Crianças interagem com atividade promovida na Kombi do programa. Elas estão em cima de um pequeno palco, sob um toldo vermelho, observadas por uma agente social.

Arte para Assistir! A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), lançou nesta sexta-feira (10) o projeto “Kombosa Cultural”, que leva leitura, teatro, música e contação de histórias para pessoas em situação de rua. As intervenções artísticas serão coordenadas por arte educadores, pedagogos, psicólogos e agentes sociais do Ampara SP, programa lançado em abril como complemento à abordagem social à população em situação de rua.

O propósito com as atividades, que serão ofertadas pela Kombosa Cultural itinerante, é também assegurar ambientes interativos e leves para que os atendentes do Ampara SP possam ampliar a abordagem humanizada e os encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial.

Adaptada pelo Instituto Claret Solidariedade e Desenvolvimento, através da parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Kombosa Cultural guarda uma minibiblioteca com livros infantis e de adultos e está equipada com brinquedos, instrumentos musicais, aparelhos de som e TV para permitir a atuação de arte educadores em espetáculos de teatro, fantoches, música, dança, rodas de conversas e de contação de histórias.

O veículo é equipado ainda com um palco e toldos, além de um estoque de maquiagens, perucas, roupas e fantasias. Também serão desenvolvidas atividades com jogos de encaixe, monta-monta, jogos de palitos, tampinhas de garrafas, palitos de sorvete, pincel, guache, bucha de lavar louça, papel Kraft, papel crepom e diversos outros jogos e ações artesanais.

“Nós temos buscado sempre novos instrumentos nos processos de abordagem social que sejam eficazes, que dialoguem com as necessidades das pessoas que estão em situação de rua, sejam elas, adultos, crianças, jovens ou idosos. A Kombosa Cultural chega com esse propósito. Além da abordagem feita por equipes tecnicamente multifacetadas, formadas pelo Ampara, temos em um só espaço, a possibilidade de transportar a pessoa por diversos lugares, seja através da música, do livro ou de um filme. Tudo isso acontecendo dentro de uma Kombi. Acredito que onde houver um tempo para a cultura, haverá também um tempo para o resgate de sonhos”, afirmou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Coordenadas por Ana Bari, técnica pedagoga responsável pelo Ampara SP, as atividades na Kombosa Cultural serão desenvolvidas com objetivo de criar empatia e melhorar a interação com as pessoas em situação de rua e, do ponto de vista pedagógico, desenvolver habilidades socioemocionais que possam permitir a expressão de sentimentos através do desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem verbal, criatividade e socialização.

“A arte nos conecta, nos aproxima e nos envolve. O trabalho das equipes do Ampara SP é um trabalho humanizado e queremos que a população de rua nos reconheça cada vez mais como os profissionais que buscam o melhor delas e o melhor para elas”, diz Ana Bari.

A Kombosa Cultural rodará por diversos bairros da cidade com as equipes de profissionais do Ampara SP, estacionando em ruas e praças onde estejam concentradas pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante as visitas, as atividades, intervenções artísticas e o atendimento social serão feitos das 8h às 20h.

Ampara SP

Lançado no dia 10 de abril, o projeto Ampara SP, vinculado à SMADS, implementa uma diversidade de metodologias e ações de especialistas empenhados em sensibilizar as pessoas sobre as questões acerca da situação de rua, da oferta de atendimento na rede socioassistencial, bem como do acolhimento e qualificação profissional. O diálogo estabelecido neste projeto está fundamentado em práticas recreativas, artísticas, culturais, além de intensivos diálogos para a consolidação de uma comunicação acolhedora, humanizada e assertiva.

O Ampara SP dispõe de uma equipe de profissionais capazes de proporcionar atendimentos interdisciplinares voltados ao desenvolvimento integral e conta com agentes sociais, arte-educadores, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e sociólogos. Esta abordagem holística interdisciplinar tem como objetivo promover o resgate do pertencimento por meio do processo de fortalecimento do vínculo socioafetivo e da confiança.

Quando desejam, os abordados são encaminhados para vagas contratadas pela Prefeitura em hotéis ou Centros de Acolhida preparados para receber, em equipamentos separados, pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+. Nestes serviços, as pessoas recebem, além da hospedagem, café da manhã, almoço, lanche e jantar. As vagas são fixas e não apenas para pernoite.

Rede Socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com cerca de 24 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) do município, do SEAS e Ampara SP.