Idosos do NCI caminham em atividade de conscientização ao Outubro Rosa

Os atendidos também praticaram ioga juntos como forma de prevenir o câncer de mama e de colo de útero

Texto: Ana Luiza Martins
Fotos: Acervo

A prática da ioga durante o tratamento convencional de câncer proporciona uma melhora de 12% na fadiga, funcionalidade física e qualidade de vida das mulheres. É o que diz a pesquisa realizada pela ASCO (American Society of Clinical Oncology).

O dado, apresentado por Cristina Bernardino, que realiza oficinas no Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) - Tereza da Cruz Março, serviu como base para a elaboração da atividade que ocorreu no último dia 26, uma quinta-feira.

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama e do colo de útero, o NCI e o Centro Dia para Idosos (CDI) - Adoniran Barbosa realizaram uma caminhada até a Praça Comandante Eduardo de Oliveira, na região do Jaçanã, zona norte da capital, onde os dois serviços estão localizados.

Lá, os atendidos conversaram sobre a doença, o diagnóstico precoce e a importância da prevenção. Além do bate-papo, foi ministrada pela própria Cristina uma aula de ioga. “A ioga é uma prática focada no bem-estar e qualidade de vida, portanto, todas as limitações e objetivos do aluno são as premissas para uma prática equilibrada”, afirmou.

Ela conta que a participação dos atendidos foi muito positiva. Maria Aparecida dos Reis, 67, contou que a prática foi benéfica e a deixou bem. “Eu me senti feliz, e quando nos sentimos felizes, o corpo solta uma energia que não conseguimos explicar direito, mas é uma sensação muito maravilhosa”, disse. Maria acrescentou, ainda, que ser atendida pelo NCI sempre traz esse sentimento de felicidade devido ao acolhimento feito pelos profissionais.

Já Ivete Guimarães, 64, afirmou que gosta de atividades físicas por contrariar a ideia de que pessoas idosas não se exercitam. “Proponho mais atividades como essa, para mostrar ao povo que podemos sim praticar atividades físicas na melhor idade”, exclamou.

Outra atendida, Leoni Catarina, 64, concordou. “Essas atividades ajudam no dia a dia, na participação, no coleguismo”. Ela disse que adora as atividades do serviço justamente por incentivar a interação entre os idosos. “Eu gosto da amizade, de estar juntos com pessoas, faz o dia ficar mais alegre”, concluiu.

Várias pessoas estão de pé, vestindo camisetas rosas, e outras 10 pessoas, sentadas, vestem camisetas brancas. Ao fundo, pode-se ver algumas árvores.