SMADS recebe CEDESP Clube da Turma para degustação dos alunos de confeitaria

Realizada na Secretaria, o evento contou com um cardápio variado de degustação em uma experiência inesquecível

Texto: Sabrina Ribeiro
Imagens: Acervo

Os alunos do curso de confeitaria do CEDESP Clube da Turma se reúnem para uma foto junto dos representantes da banca de degustação e do gerente do serviço. Todos os atendidos vestem roupas brancas.

Na última sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) recebeu o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) – Clube da Turma, da região do M’Boi Mirim, zona sul de São Paulo, para a degustação dos doces e salgados das turmas do curso de confeitaria. Realizada pela primeira vez no prédio da pasta, a atividade, que sempre esteve presente no serviço, teve como objetivo incentivar os atendidos a mostrarem sua evolução e talento através da culinária.

De acordo com Wellington Mariano, 38, gestor do CEDESP Clube da Turma, levar os atendidos para apresentarem suas habilidades é uma forma de mostrar a realidade que o serviço tem oferecido. “Queremos mostrar o quanto o CEDESP e as ações dentro do território têm sido importantes para essas pessoas e como isso tem feito que elas cresçam dentro da profissão, além de oportunizar o acesso à região central”, explica.

Na ocasião, a mesa de degustações foi composta por representantes da SMADS e da Supervisão de Assistência Social (SAS) M’Boi Mirim, contando também com a participação do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr. Foram servidos doces e salgados preparados pelos alunos e avaliados pela banca, que elogiou o trabalho e empenho dos atendidos.

Uma mesa redonda com toalha amarela está no meio da foto. Em cima dela, há uma torre montada com pequenas carolinas de chocolate. Ao redor, também formando um circulo, há vários outros doces, como cupcakes e brigadeiros. Ao lado da torre, há uma placa de boas vindas.

Além da apresentação, o corredor foi decorado com mesas e torres de doces montadas pelos alunos, desde cupcakes e carolinas até brownies e brigadeiros.

O secretário Carlos Bezerra Jr., ao final de degustação, parabenizou os alunos pela dedicação e o trabalho do CEDESP que, principalmente, vem melhorando os laços de afeto destas pessoas quando elas mais precisam. “Não é só sobre trabalho e políticas públicas, mas sobre ganhar um sentido de vida, esse que vocês ganharam”, disse.

Débora Cristina dos Santos, 51, encontrou no CEPESP a oportunidade de participar do curso de confeitaria que sempre foi sua paixão. “Graças ao curso, estou crescendo profissionalmente, faço amizades e conheço novas pessoas. A confeitaria sempre foi um sonho, que agora estou podendo realizar”, contou.

 

A Rede Socioassistencial

O CEDESP é um serviço que tem como propósito oferecer proteção social a adolescentes, jovens e adultos que estejam em situação de vulnerabilidade social. Nos equipamentos, são desenvolvidas atividades de convívio, formação para o mundo do trabalho e cursos livres, de forma a auxiliar no desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Atualmente, a SMADS conta com 65 serviços com essa tipologia, que totalizam 12.720 vagas distribuídas em diferentes regiões da cidade de São Paulo.