Plano de Vida: Conheça a iniciativa de autonomia na Vila Reencontro

O projeto visa guiar os atendidos para o desenvolvimento pessoal, financeiro e social

Texto: Ana Paula Sousa
Fotos: Acervo

O programa Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, realizada através Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e tem como objetivo capacitar famílias em situação de rua, fornecendo moradia temporária e contribuindo para o desenvolvimento de seus usuários, apoiando a retomada da autonomia e a saída da situação de rua.

Dentro do programa, está sendo criada uma iniciativa chamada Plano de Vida, que acontece na Vila Reencontro Cruzeiro do Sul, em parceria com a organização AVSI Brasil. O projeto foi desenvolvido para promover a independência das famílias beneficiárias da Vila Reencontro, que serve de impulso para os atendidos em direção à realização de sonhos, estabilidade financeira, assim como o desenvolvimento pessoal. O intuito é fornecer estrutura e ajudar os atendidos a progredir em seus objetivos pessoais e profissionais durante sua permanência no programa, também após sua saída da situação de vulnerabilidade, em um exercício firme, incentivando o planejamento a longo prazo.

Os beneficiários, têm acompanhamento diário por meio de conversas individuais e de atividades desenvolvidas no cotidiano. Como parte do processo, a equipe realiza a “Roda de Habilidades”, que trabalha qualificações como: Emocional e Espiritual, Cultura e Lazer, Distração e Descanso, Educação, Organização Financeira, Trabalho, Vínculos Familiares, Vínculos Sociais, Saúde e Organização Pessoal. O objetivo é de identificar os pontos fortes e fracos, para planejar e contribuir o desenvolvimento. Como aliado do projeto, está o artesanato, que é usado de ferramenta na realização das atividades dos atendidos. Durante as confecções artesanais, é trabalhado o desenvolvimento de habilidades, geração de renda, promoção do foco, expressão pessoal e construção de relações sociais. Durante as aulas, foi criado o “Diário do Plano de Vida”, uma atividade em Scrapbook que ocorre duas vezes por semana, em que os atendidos abordam temas relacionados ao futuro, escolhas e planejamentos, enquanto produzem o próprio diário. As atividades do plano de vida estão sendo desenvolvidas semanalmente, em parceria com a equipe técnica e com a professora de artesanato Ana Claudia.

Desde a chegada à Vila e durante todo o percurso da família acolhida no programa, é incentivada a visão de perspectiva de futuro, seja por atividades propostas, acesso à cultura ou oportunidades profissionais, sempre visando a evolução pessoal de cada um. O projeto Plano de Vida atualmente atende ativamente 25 representantes de núcleos familiares em situação de vulnerabilidade, mas a ideia é que todos participem do acompanhamento com o tempo.