No primeiro dia da Operação Altas Temperaturas, Prefeitura de São Paulo realiza 3.976 atendimentos

Foram mais de 2.700 itens distribuídos entre frutas e bonés, além da livre oferta de água

do lado esquerdo da foto duas pessoas em pé, com olete azul. No meio garrafas de agua e duas caixas de maça. Do lado direito um homem com a mão estendida recebendo um bone na outra uma garrafa e uma maça.

 

São Paulo, 21 de setembro - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), iniciou na última quarta-feira (20) a Operação Altas Temperaturas (OAT), que tem como objetivo prestar toda assistência necessária para que as pessoas em situação vulnerabilidade possam se proteger da onda de calor que atinge a cidade, evitando insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao Sol forte e dias mais quentes.

Com os termômetros atingindo temperaturas acima dos 30 °C e umidade abaixo dos 35%, a ação contou com dez tendas espalhadas em diferentes pontos estratégicos da cidade, facilitando para que a população tenha acesso. Somente no primeiro dia, foram realizados 3.976 atendimentos e distribuídos 6.475 itens, sendo 3.738 garrafas de água de 500ml, 2.527 frutas e 210 bonés. Além disso, todas as tendas contam com bebedouros da Sabesp com oferta de água para livre uso, inclusive para os pets.

Na imagem há um cachorro de porte médio bebendo agua de um pote vermelho que está no chão. Ao lado dele um hoemem abaixado sem blusa, usando um shortes preto e bone preto


Willian dos Santos, 36 anos, estava passando pela Praça da República e aproveitou para se hidratar. “Todas as pessoas em situação de rua precisam de uma oportunidade de acolhimento, um bebedouro, receber um suporte”. Wiliam está acolhido no Hotel Social Artêmis, na região central da cidade, com a família há oito meses e elogia a estrutura da rede socioassistencial da cidade. “Este trabalho que o secretário Carlos Bezerra tem desenvolvido é muito bom, trazendo as tendas aqui para a República, para poder ajudar as pessoas em situação de rua, porque nós não sabemos dizer o que dói mais, se é o frio ou se é o calor. Mas nós vemos que agora, muitos estão sofrendo com esse calor extremo”, analisou.

As tendas também oferecem abrigo com temperatura amena para as pessoas que precisam descansar e se hidratar. “O projeto é muito legal. Tenho apenas a agradecer, pois estamos aqui em situação de rua e estamos sendo amparados”, compartilhou Reinaldo Erick Cordeiro, 32 anos, que também aproveitou da tenda na Praça da República para se proteger do clima mais quente.

Nas tendas, os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e os agentes das equipes do Ampara SP prestam atendimento e oferecem acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial, além de fazerem encaminhamentos para as demais demandas apresentadas.

“É uma ótima estratégia para abrigar as pessoas. Você tem um ambiente desse para descansar, se hidratar com água, com fruta, é um benefício muito bom”, relatou Washington Aparecido Pascoal, 40 anos, que está acolhido no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) 6 Brigadeiro Galvão, localizado na região da Barra Funda, zona oeste, e também aproveitou da estrutura da tenda montada na Praça Marechal Deodoro para aliviar um pouco o calor.

A Operação Altas Temperaturas é uma ação intersecretarial com participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e as tendas serão montadas sempre que os termômetros atingirem ou superarem os 32º C, atuando das 10h às 16h.

No primeiro plano da imagem, homem com blusa azul e shortes vermelho em pé recebendo um bone, e na outra mão uma garrafa e uma mça. No fundo da imagem, homem de colete azul em frente a uma caixa de maça.

Rede socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da OBT, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.