Setembro Amarelo: Serviços da SAS Guaianases levam atendidos a cuidar da saúde e celebrar a vida

Atividades realizadas no Parque Linear promoveram dança, união e cuidados a saúde

Os atendidos dos serviços que participaram da ação estão posando para a foto, segurando um grande cartaz amarelo escrito "Viver é não ter vergonha de ser feliz". Todos eles vestem roupas amarelas e seguram outros cartazes a favor da campanha.

Texto: Sabrina Ribeiro
Imagens: Acervo

Com a chegada do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, diversos serviços socioassistenciais realizam iniciativas de conscientização para seus atendidos, com uma programação completa que atende as necessidadesdo público alvo, como palestras, passeatas e atividades, todas mantendo um único propósito: valorizar a vida.


Na última sexta-feira (15), o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) - Vovó Cecília, em Guaianases, zona leste, realizou uma ação no Parque Linear da região, com a participação do Centro Dia para Idosos (CDI) - Guaianases e o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Vila Isabel.


Junto aos equipamentos de saúde da região, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o evento reuniu cerca de 280 atendidos para promover uma caminhada para a campanha do mês, com gritos e músicas que cantaram ao longo do caminho. Um dos principais objetivos da saída foi a realização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que auxiliam no tratamento da saúde a partir de recursos terapêuticos.


Os serviços também participaram de um café da manhã comunitário e uma aula de dança, realizada pelo oficineiro do NCI Vovó Cecília.

Varias pessoas vestindo roupas amarelas caminham pela rua. Elas carregam placas e cartazes pela campanha de setembro amarelo.


Normisia Dias da Silva, de 64 anos, é atendidanoVovó Cecília há 9 meses. Segundo ela, sua atividade favorita foi a aula de dança, e todas as propostas oferecidas pelos serviços foram de grande ajuda para todos que estavam presentes. “Essas atividades são muito importantes no dia a dia, tanto para saúde física quanto mental. Essa ação foi muito essencial para conscientizar as pessoas sobre o suicídio”, disse.


Para Fernanda Lopes da Silva, 30, gerente do NCI, a passeata teve como intuito incentivar a todos os atendidos, chamar a atenção para a causa e melhorar a qualidade de vida, o que dá mais ênfase à campanha. “Eles [atendidos] são animados e cantaram durante todo o percurso. A passeata dá mais visibilidade ao movimento, chamando atenção para a conscientização do tema”, explicou.

Rede socioassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo oferta serviços nas modalidades de acolhimento e convivência exclusivos para idosos, que totalizam mais de 16 mil vagas em 144 equipamentos com seis diferentes tipologias. São eles: 21 CAEs para Idosos; 17 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); 91 Núcleos de Convivência de Idosos (NCIs); 25 CDIs; um Centro de Referência do Idoso (CRECI) e um Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa.