Guardiões da Natureza: Projeto de horta do CCA incentivam crianças a cuidarem do meio ambiente

Em contato com a natureza, projeto engaja atendidos do serviço

Texto: Ana Paula Sousa

Fotos: Acervo

O projeto Guardiões da Natureza é uma iniciativa feita pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - AME, localizado no bairro Jabaquara, zona sul da capital, que tem como missão fazer com que crianças e adolescentes tenham uma convivência com a natureza de forma divertida e prazerosa.

Em uma visita ao redário, realizada com o intuito de ler, contar histórias e cantar, os colaboradores do CCA viram que existiam muitos vasos e plantas que precisavam de manutenção, até que uma das crianças atendidas perguntou se podia jogar água e cuidar de uma das plantinhas. Partindo desse interesse, a organização iniciou um mutirão em prol do local, em que fizeram a reconstrução dos vasos e manutenção. Hoje, o projeto está crescendo e eles trabalham identidade, responsabilidade e cuidado, tendo como lema: "Cuide da natureza que a natureza cuida de você!"

Na imagem, um grupo de crianças se reúnem em uma roda envolta de um grande vaso, enquanto espátulas para mexer na terra.

Nessa mesma dinâmica, as turmas foram divididas em dois clãs: A turma da manhã virou o clã tartaruga, e a turma da tarde, o clã borboleta. No projeto, está inclusa a plantação de uma horta, canteiro de flores e ervas aromáticas e terapêuticas, como camomila e cidreira. O objetivo desse projeto, além de ser o desenvolvimento mental e social das crianças, é criar uma consciência de meio ambiente e de que temos a responsabilidade de cuidar de seu entorno. Nas atividades, eles, como seres humanos em desenvolvimento, têm a oportunidade de crescer junto à natureza de forma saudável e feliz.

O CCA AME tem a capacidade para 180 vagas, atualmente eles possuem 5 vagas disponíveis para crianças de 8 a 10 anos no período da manhã. No projeto de horta, o CCA também está iniciando uma abordagem que incentiva as crianças e adolescentes à alimentação saudável.

Na imagem, um grande grupo de crianças posam sorrindo para a foto, estão posicionados em uma grama verde, alguns deles fazem sinais de jóia com as mãos e um dos meninos segura um vaso de flores.