Projeto “Nossa Quebrada” usa The Town como ferramenta de educação em CCA

Iniciativa mostra São Paulo para atendidos do serviço; crianças e adolescentes realizaram trabalho que foi levado ao festival

Texto: Ana Paula Sousa 

Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - AME, localizado no bairro Jabaquara, zona sul da capital, realizou o projeto “Nossa Quebrada”, que visa trabalhar a consciência ambiental através de trabalhos artísticos com materiais recicláveis.

A proposta começou com a necessidade de reforçar a questão da reciclagem e preservação do meio ambiente, fazendo com que as crianças e adolescentes enxerguem o lugar de onde vieram com um olhar mais respeitoso.

O educador Walter Marques teve a iniciativa de trabalhar com os atendidos de forma mais lúdica, utilizando o lixo da comunidade para transformá-lo em algo que represente e respeite o lugar, surgindo assim o projeto de recriar miniaturas da comunidade feitas de papelão e materiais recicláveis.

O CCA AME é um espaço que valoriza muito a cultura e a musicalização. Dessa forma, a repercussão do festival The Town chamou a atenção das crianças e adolescentes e despertou a curiosidade sobre a estrutura e tema do festival, que tinha como intuito celebrar a arquitetura da cidade de São Paulo.

Assim, Walter seguiu desenvolvendo o projeto de reproduzir a réplica do palco principal do festival, o Palco Skyline, com os atendidos. O educador aproveitou o tema para conscientizar e informar sobre a importância da arquitetura para a cidade de São Paulo, fazendo com que as crianças e adolescentes pudessem conhecer a importância de cada uma das edificações ali presentes, incentivando a criatividade e mostrando a realidade além da comunidade.

“Foi feito um trabalho de consciência com as crianças e adolescentes, mostrando para eles um mundo totalmente fora da realidade deles, paralelo a onde eles vivem, na quebrada, na comunidade, então foi feito um trabalho não só pela questão ambiental, mas também cultural”, afirma Adriana Nascimento, coordenadora do CCA.

Adriana, Walter e Luciene Siqueira de Andrade, gerente do CCA, levaram a maquete produzida pelos atendidos até Interlagos para que a assessoria pudesse entregar ao criador do festival, Roberto Medina, juntamente com uma carta enfatizando o sonho das crianças em conhecer a cantora Iza, que também foi recriada em uma réplica pelas crianças, feita de biscuit – uma massa semelhante à argila.