Idosos de CDI e ILPI da zona sul vão a Holambra

Na sexta-feira (25), os atendidos do Centro Dia para Idosos - Casa São Paulo e da Instituição de Longa Permanência para Idosos - Vila Mariana foram conhecer o “Circuito das Flores”, na Estância Turística da cidade

Muitos idosos estão reunidos em um espaço repleto de arranjos de plantas e flores. O local é bem colorido e no canto direito da imagem há uma idosa em uma cadeira de rodas.

Texto: Matheus Nascimento

Fotos: Acervo SMADS


Cerca de 25 idosos atendidos pela rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo foram até a região de Campinas para conhecer Holambra, a famosa Cidade das Flores. O passeio foi organizado pelo Centro Dia para Idosos (CDI) - Casa São Paulo e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) - Vila Mariana.

Entre as atividades disponibilizadas aos visitantes, os idosos foram especialmente a Exposição de Arranjos Florais. Porém, ainda é aberto ao público a Mostra de Paisagismo e Decoração e nas ruas da cidade ocorre a Parada das Flores, a chuva de pétalas, tudo envolvendo gastronomia e cultura holandesa. O evento em Holambra movimenta o turismo do município e a economia também de cidades vizinhas.

A gerente do Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) - Vila Mariana, Silvia Maria Rodrigues, disse que a maioria dos que estavam no passeio estão dentro dos núcleos grau um ou grau dois, que são idosos que têm um pouco mais de autonomia para ações mais complexas, como foi essa viagem.

“Foi um pedido deles, eles gostam muito. Muitos nunca tiveram a oportunidade de conhecer [a cidade], então para alguns teve essa sensação de surpresa com as novidades que surgem ao se conhecer um espaço novo”, afirmou.

Algumas idosas estão sentadas posando para a foto em frente a entrada da "Praça de Alimentação Lírios". As orientadoras socioeducativas e profissionais dos serviços estão atrás das idosas.

A ideia surgiu quando ambos os gerentes dos serviços estavam reunidos em assembleia para discutir quais projetos foram positivos para os atendidos. Eles haviam demonstrado interesse em visitar a Feira de Exposição das Flores que ocorre anualmente há cerca de 40 anos na cidade do interior paulista.

A viagem também foi uma grande oportunidade para os idosos do CDI. Eles abasteceram com energia todos os lugares que passaram, além de que foram incentivados pelos profissionais a fortalecerem seus vínculos e estabelecerem relações de apoio mútuo nas circunstâncias do dia a dia em ambos os serviços.

“Eles adoraram conhecer Holambra, principalmente por ser uma cultura diferente”, lembrou Silvia. Ao retornarem ao ILPI nessa semana, os idosos tiveram a oportunidade de falar um pouco da experiência. Para alguns foi a primeira viagem, mas muitos relataram, por exemplo, que já tinham visto na televisão a tradicional da Festa das Flores.

Os atendidos e profissionais do Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e do Centro Dia para Idosos (CDI) estão ao lado de arranjos de girassóis e embaixo de um portal com vasos de flores..

Apesar de ter sido um passeio um pouco cansativo, eles ficaram muito animados com todas as atrações que participaram. “Adoro flores e lá vi muita natureza, muitas coisas que gosto. O passeio me fez lembrar da fauna e as plantas e flores que cultivava em meu jardim”, contou Francisca Cesar, 88, atendida do CDI - Casa São Paulo, localizado em Santo Amaro.