SASF Ubuntu, na zona leste, realiza palestra de conscientização sobre uso de álcool e substâncias ilícitas com famílias acolhidas pelo serviço

Especialistas no assunto abordaram o tema com os familiares, enfatizando o cuidado que se deve ter e mostrando a realidade vivida pelos usuários

Texto: Victor Marques 

Fotos: Acervo

O Serviço de Assistência Social às Famílias (SASF) Ubuntu – Casa da Humanidade, na Cidade Tiradentes, zona leste, recebeu, no último dia 22, a presença de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ) para a realização de uma palestra para as famílias acolhidas.   O tema abordado foi o “Uso de Álcool e Outras Substâncias Psicoativas”, desenvolvido a partir de uma roda de conversa com os participantes. Os profissionais puderam abordar os impactos causados no uso dessas substâncias no desenvolvimento do indivíduo. Também foram debatidos os efeitos na dinâmica familiar, ressaltando a importância do vínculo entre os integrantes para a superação dessa fase difícil.    “O uso de substâncias é uma problemática multifatorial e envolve responsabilidades de diversas pastas. Em parceria com o CAPS IJ de Cidade Tiradentes, pudemos esclarecer dúvidas e problematizar o uso de álcool e outras drogas, além de explicar como é o funcionamento dos serviços CAPS”, explicou Gabriel Paiva Ferreira, terapeuta ocupacional no CAPS Guaianases.   Rozeilde Menezes da Silva, de 38 anos, contou que possui um filho dependente químico e que assistir à palestra mostrou que é possível buscar tratamento para ele no CAPS. “É bem complicado viver com uma pessoa assim, que não aceita a sua realidade e nem ajuda, porém é meu filho e vou lutar por ele até o fim”, declarou.   Mensalmente, o SASF realiza palestras com a intenção de desenvolver estratégias de enfrentamento de impacto local. As atividades com os acolhidos permitem estimular a troca de conhecimento, vivências e acolhimento para as famílias, esclarecendo também dúvidas do cotidiano..

O Serviço de Assistência Social às Famílias (SASF) Ubuntu – Casa da Humanidade, na Cidade Tiradentes, zona leste, recebeu, no último dia 22, a presença de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ) para a realização de uma palestra para as famílias acolhidas.

O tema abordado foi o “Uso de Álcool e Outras Substâncias Psicoativas”, desenvolvido a partir de uma roda de conversa com os participantes. Os profissionais puderam abordar os impactos causados no uso dessas substâncias no desenvolvimento do indivíduo. Também foram debatidos os efeitos na dinâmica familiar, ressaltando a importância do vínculo entre os integrantes para a superação dessa fase difícil.

“O uso de substâncias é uma problemática multifatorial e envolve responsabilidades de diversas pastas. Em parceria com o CAPS IJ de Cidade Tiradentes, pudemos esclarecer dúvidas e problematizar o uso de álcool e outras drogas, além de explicar como é o funcionamento dos serviços CAPS”, explicou Gabriel Paiva Ferreira, terapeuta ocupacional no CAPS Guaianases.

O Serviço de Assistência Social às Famílias (SASF) Ubuntu – Casa da Humanidade, na Cidade Tiradentes, zona leste, recebeu, no último dia 22, a presença de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ) para a realização de uma palestra para as famílias acolhidas.   O tema abordado foi o “Uso de Álcool e Outras Substâncias Psicoativas”, desenvolvido a partir de uma roda de conversa com os participantes. Os profissionais puderam abordar os impactos causados no uso dessas substâncias no desenvolvimento do indivíduo. Também foram debatidos os efeitos na dinâmica familiar, ressaltando a importância do vínculo entre os integrantes para a superação dessa fase difícil.    “O uso de substâncias é uma problemática multifatorial e envolve responsabilidades de diversas pastas. Em parceria com o CAPS IJ de Cidade Tiradentes, pudemos esclarecer dúvidas e problematizar o uso de álcool e outras drogas, além de explicar como é o funcionamento dos serviços CAPS”, explicou Gabriel Paiva Ferreira, terapeuta ocupacional no CAPS Guaianases.   Rozeilde Menezes da Silva, de 38 anos, contou que possui um filho dependente químico e que assistir à palestra mostrou que é possível buscar tratamento para ele no CAPS. “É bem complicado viver com uma pessoa assim, que não aceita a sua realidade e nem ajuda, porém é meu filho e vou lutar por ele até o fim”, declarou.   Mensalmente, o SASF realiza palestras com a intenção de desenvolver estratégias de enfrentamento de impacto local. As atividades com os acolhidos permitem estimular a troca de conhecimento, vivências e acolhimento para as famílias, esclarecendo também dúvidas do cotidiano.

Rozeilde Menezes da Silva, de 38 anos, contou que possui um filho dependente químico e que assistir à palestra mostrou que é possível buscar tratamento para ele no CAPS. “É bem complicado viver com uma pessoa assim, que não aceita a sua realidade e nem ajuda, porém é meu filho e vou lutar por ele até o fim”, declarou.

Mensalmente, o SASF realiza palestras com a intenção de desenvolver estratégias de enfrentamento de impacto local. As atividades com os acolhidos permitem estimular a troca de conhecimento, vivências e acolhimento para as famílias, esclarecendo também dúvidas do cotidiano.