CAE Santo Amaro aplica atividades lúdicas para estimular a reaproximação e conectar mães e filhos acolhidos

O intuito do equipamento é diminuir as brigas e fortalecer a relação que possuem, priorizando o respeito entre ambos e um bom convívio

Mulher negra está agachada segurando um livro nas mãos e mostrando para uma criança. No fundo, uma mulher, com touca vermelha, está sentada observando.

Texto: Victor Marques

Fotos: Acervo

Na segunda-feira (15), o Centro de Acolhida Especial para mulheres (CAE) – Santo Amaro, na zona sul da capital, desenvolveu com as mães e filhos de até 10 anos a atividade “Leitura: Mães e Filhos”, que foi realizada na brinquedoteca do equipamento e teve o acompanhamento do orientador responsável pela atividade.

Como forma de aproximar ainda mais a relação de mãe e filho, foi proposto que cada criança escolhesse um livro para que a mãe realizasse a leitura em voz alta, fazendo também comentários sobre as histórias.

Foram utilizados livros pequenos, gibis e até mesmo livros de histórias infantis, com até 15 páginas. No final da dinâmica, os participantes votaram qual foi o melhor livro da semana, avaliando a melhor história.

Uma mulher de casaco preto está abaixando para pegar livros em uma estante verde água para duas crianças. Em cima da estante há uma miniatura de um fusquinha vermelho e um livro de capa rosa.

“Para mim, que estou participando de uma atividade como essa pela primeira vez e não estou acostumada a fazer isso com meu filho, posso dizer que me deu muita força e que estou muito feliz por ter tido esse dia tão legal”, contou Jéssica Ntanga Tshibanda, mãe angolana que participou com seu filho.

Esse tipo de dinâmica ocorre toda semana, já que o equipamento e orientadores avaliam que as mães e filhos que chegam para acolhimento possuem uma relação estremecida, notando que esta distância pode ter sido causada por algum tipo de violência antes da entrada no equipamento. Há também casos em que a criança está em processo retorno ao convívio familiar.

CAE Santo Amaro

O Centro de Acolhimento para Mulheres em Situação de Rua oferece acolhimento provisório para mulheres em situação de rua, a partir dos 18 anos, acompanhadas ou não de filhos. O Centro conta com a estrutura de um espaço com privacidade para acolher as pessoas que necessitam do serviço.