Assistência Social inaugura o 91º Núcleo de Convivência para Idosos da cidade

O serviço é o segundo dessa modalidade na Vila Maria e possui 200 vagas para convivência e fortalecimento de vínculos para idosos a partir dos 60 anos

imagem de duas senhoras sorrindo ao lado da placa de inauguração

 

Texto e fotos: Marianne Seixas
 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou na tarde dessa quinta-feira (17) mais um Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), o Vovó Maria José, localizado na Vila Medeiros, zona norte da capital. O possui 200 vagas para atendimento de idosos com idade igual ou superior a 60 anos e proporciona a convivência e o fortalecimento de vínculos deste púbico.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., realizou o descerramento da placa de inauguração e comentou a importância de ter serviços de referência na rede socioassistencial. “Esse é um espaço de vida e de esperança para cidade. É um espaço de respeito e garantia de direitos para os idosos que tanto contribuíram e contribuem para a cidade. É o respeito da cidade e dessa cidade a vocês [idosos]”, disse.
 

imagem de diversos idosos reunidos em volta da placa de inauguração
 

O serviço conta com oficinas de envelhecimento ativo, artesanato, ginástica, zumba, coral, auriculoterapia, pilates, dança, Tai Chi Pai Lin, dança circular e yoga. O atendimento oferecido no equipamento contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

O NCI oferece, ainda, atividades socioeducativas e acompanhamento domiciliar. As atividades presenciais são baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos e visam estimular a construção e reconstrução de suas histórias, além das vivências individuais e coletivas, seja na família e na comunidade, incentivando a convivência e a participação social. Dessa forma, além de contribuir para a quebra do isolamento e propiciar atividades que favoreçam a qualidade de vida, o serviço contribui, também, para a diminuição do risco social e vulnerabilidades sociais e relacionais.

O NCI Vovó Maria José é administrado pela Organização de Sociedade Civil (OSC) - Associação Amigos e Terceira Idade Esperança Jardim Monte Azul, com repasse mensal de R$ 49.555,77.
 

Rede socioassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura conta, atualmente, com 91 NCIs que totalizam mais de 13 mil vagas. Os serviços são de convivência e fortalecimento de vínculos e têm o objetivo de oferecer proteção social a idosos, com prioridade para: os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; oriundos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; que apresentem vivências de isolamento, violência, apartação, conflitos, abandono, confinamento, preconceito/discriminação por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário; e aqueles cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.