Centro para Crianças e Adolescentes faz atividades de integração entre atendidos

Serviço adapta brincadeiras para a volta presencial

imagem de cerca de 10 crianças na quadra do CCA com cones de plástico nas mãos, do lado esquerdo da foto elas estão enfileiradas com os braços estendidos aguardando serem escolhidas pelo menino do lado direito da foto.

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Associação Santo Agostinho (ASA) Primavera, Zona Oeste de São Paulo, está promovendo atividades de reintegração para receber mais atendidos que voltaram a frequentar o serviço presencialmente. Para a segurança de todos conviventes, o CCA está convocando cerca de 10 novas crianças por semana para que a adaptação e o convívio sejam mais controlados.

Para que a volta desses atendidos seja mais divertida, as brincadeiras favoritas deles foram adaptadas para evitar o contato e possíveis contaminações, “barra manteiga” e “pega bandeira” passaram a ser jogadas com cones de plástico nas mãos, e a “queimada” agora é uma brincadeira praticada com os pés.

A escolha das atividades é baseada em rodas de conversa com os orientadores em que as crianças e os adolescentes compartilham suas experiências e expõem novas ideias de brincadeiras. Antes da pandemia, o CCA organizava dias de culinária em que os próprios conviventes faziam as receitas, para maior segurança, agora eles podem escolher o que será feito pelos funcionários do serviço em um determinado dia de atividades.

O objetivo de consultar as crianças e fazer com que elas se envolvam nas decisões é de promover uma participação ativa dentro do serviço. Por isso, os atendidos são incentivados a darem exemplos positivos de como se comportar e se proteger no CCA, segundo a assistente técnica, Vanessa Rizardi, “aqueles que voltaram a frequentar o serviço recentemente são influenciados pelos outros atendidos a seguir as normas de segurança através do exemplo diário”.

As atividades remotas agora são feitas geralmente às sextas-feiras com os atendidos que ainda estão em suas casas e com aqueles que estão no serviço. Durante esse período as crianças que estão no CCA frequentam a sala de informática e são acompanhadas por um educador que aborda temas variados como sustentabilidade, jogos online e vídeos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O retorno presencial está dando uma resposta muito positiva tanto por parte dos atendidos quanto de seus pais ou responsáveis. Rizardi conta que “o espaço ganhou vida novamente” e que durante esse semestre serão trabalhados projetos que visam incluir e reaproximar os atendidos.