Crianças participam da “Semana do Brincar” na Zona Sul

Serviços de atendimento desenvolveram a atividade visando à importância da brincadeira na educação

 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Acervo

O Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Jardim Ângela II, em parceria com o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Ipava, organizaram uma semana de brincadeiras para seus conviventes. A proposta da atividade é destacar a importância do lúdico das brincadeiras no aprendizado e desenvolvimento das crianças, ocorrendo de forma natural e prazerosa.

“Durante as atividades e brincadeiras, as crianças conseguem adquirir diferentes experiências, organizando o pensamento, tomando decisões e interagindo com outras crianças”, afirmou a gerente de serviço, Alessandra de Jesus. Através disso, uma cartilha de seguimentos abordando os benefícios que as atividades podem trazer foi elaborada e acabou definida em: Divertir, estimular atividades cooperativas, rever limites, aumentar a concentração e a atenção, desenvolver habilidades de interpretação, ajudar no controle das emoções e desenvolver a criatividade.

Dentre as principais brincadeiras realizadas estão a pescaria com tampinhas, que ajuda no desenvolvimento das habilidades manuais e controle corporal, o quebra-cabeça com palitos, que trabalha conceitos matemáticos com crianças pequenas e variedades de som, que auxilia a criança a desenvolver o gosto pela atividade musical, trazendo diferentes formas de se expressar. Na parte de atividades musicais estão inseridas brincadeiras rítmicas, rodas em equipe ou apreciação musical.