Protagonismo juvenil é incentivado em serviço da Vila Maria

As atividades foram elaboradas para todos os jovens do equipamento

Auditório com jovens reunidos. Em frente a um púlpito tem um jovem de máscara e atrás dele um banner com a frase “Transforme ideias em ações através do planejamento. Comece a realizar os seus sonhos, agora!”

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Juventude (CJ) - Dom Macário, localizado na Zona Norte de São Paulo, realizou entre os dias 09 e 13 de agosto, várias atividades com os conviventes sobre autonomia e protagonismo juvenil.

A forma que o serviço encontrou para trabalhar a independência dos jovens foi criando diversas atividades envolvendo o tema. Em roda de conversa discutiram sobre a importância do envolvimento do jovem em atividades que vão além do seu universo pessoal e familiar, gerando efeitos na vida e na sociedade.

Os colaboradores também tiveram a ideia de transmitir o filme “Conta Comigo” que mostra a história de quatro amigos que vão em busca de aventuras e durante a viagem a procura deles se transforma em uma jornada de crescimento.

Depois de ter passado o filme para as turmas, os colaboradores conversaram com os atendidos sobre o tema tratado e a importância dele. Como atividade, os jovens começaram a criar o seu próprio plano de vida, com sonhos, expectativas e responsabilidades.

A terceira etapa do projeto foi montar a árvore do futuro que está exposta no CJ, os jovens colocaram na árvore o que querem ser, a profissão que querem seguir, o que almejam e suas metas.

A assistente técnica, Simone Ribeiro, contou como o projeto foi positivo para os jovens “foi uma atividade interessante, eles puderam refletir sobre o futuro e depois da atividade a visão deles sobre o que querem ser mudou”.
 

Jovem de mascara escrevendo em um desenho de mão.