Centro para Crianças e Adolescentes realiza apresentação e desfile sobre o meio ambiente

O projeto foi desenvolvido ao longo de um mês e teve participação de todos os membros do serviço

 Foto dos atendidos vestidos com as roupas do desfile e enfileirados durante a apresentação, alguns no chão e outros em um palco que fica na quadra do CCA. Ao fundo está um banner na parede com o logo do Projeto Sol

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Projeto Sol, Zona Sul de São Paulo, desenvolveu diversas atividades a respeito do meio ambiente durante todo o mês de julho. No início de agosto aconteceu uma apresentação de encerramento desse projeto com desfiles, danças, pinturas e leituras das “cartas para a mãe Terra”.

A idealização do projeto partiu de reuniões entre os orientadores socioeducativos que, mensalmente, escolhem um tema para guiar as atividades do CCA. A assistente técnica do serviço, Paloma Santos, ressalta que a decisão aconteceu “devido à grande importância das questões ambientais e à noção de acolhimento que relaciona a Terra e o trabalho do CCA”.

Ao longo dos dias, as crianças aprenderam sobre reciclagem, reutilização e transformação de materiais, além de formas de reduzir e separar o lixo. Santos conta que alguns atendidos passaram a adotar algumas das medidas de redução em suas próprias casas, “como o objetivo é promover uma sensibilização a respeito dos danos ao meio ambiente e desenvolver o senso crítico, é muito importante ver a adesão deles”. Também foi feita a atividade de escrita em que os atendidos refletiam e questionavam as atitudes humanas que prejudicam o planeta através de cartas para a Mãe Terra.

Durante a apresentação de encerramento, os atendidos fizeram um desfile com as roupas que confeccionaram durante o mês, elas representavam elementos da natureza com inspirações da mitologia grega e foram feitas com materiais recicláveis. As tarefas foram desempenhadas de acordo com as habilidades de cada um, e foram acompanhadas por educadores para que todos pudessem participar.

Para os atendidos que estavam em suas casas, as atividades foram adaptadas a fim de que todos se sentissem parte do projeto, eles plantaram girassóis e escreveram as cartas para a Mãe Terra. O acompanhamento foi realizado por parte dos orientadores através dos grupos de WhatsApp que existem com as famílias, a assistente técnica do CCA conta que o retorno por parte dos pais e responsáveis foi bastante positivo e a maioria deles fez parte das atividades auxiliando as crianças.