Centro para Crianças e Adolescentes oferece oficina lúdica de idiomas

Por meio de jogos e brincadeiras, os atendidos aprendem francês

Texto: Natalia Nora Marques

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Arca do Saber, localizado na Vila Prudente, organiza brincadeiras e passatempos para assimilação de palavras em francês. As aulas acontecem uma vez por semana em duas turmas que são divididas de acordo com as idades dos atendidos.

A Organização da Sociedade Civil (OSC) - Associação Arca de Noé de Apoio Social- é franco-brasileira, por isso inicialmente eram voluntários que acompanhavam os grupos de conviventes nas atividades em francês, mas devido à pandemia de COVID-19 apenas os funcionários do serviço permaneceram no local. A fim de dar continuidade ao aprendizado, as orientadoras socioeducativas que estudavam o idioma assumiram a essa função.

Uma das educadoras, Rosemeire Ribeiro dos Santos, conta que “as atividades são focadas na oralidade, por isso fazemos rodas de conversa, jogos e brincadeiras”. Com os mais novos, são treinadas as traduções de palavras soltas, já os mais velhos treinam frases do dia a dia de acordo com os assuntos que as orientadoras propõem.

Ela explica que os atendidos de divertem com as atividades de mímica e adivinhação, “nós ensinamos sempre de forma lúdica e descontraída para que todos possam aprender”. Questões mais técnicas envolvendo a gramática do idioma não são abordadas, os conviventes que se interessam por continuar o aprendizado são direcionados cursos gratuitos em outras instituições.

Outra curiosidade das crianças e adolescentes é em relação à cultura francesa, eles gostam muito de aprender sobre museus, monumentos e obras encontradas na França. Após sua viagem para o país, Santos preparou apresentações de slides com fotos e curiosidades para suprir a demanda por conhecimento dos atendidos.

O interesse pelo idioma aumenta conforme a idade dos adolescentes no CCA, a orientadora ressalta a importância que esses conhecimentos têm para os currículos e para que eles possam concorrer a vagas de emprego no futuro, contribuindo para uma mudança na perspectiva de futuro.