Serviço do Ipiranga ensina sobre regiões para conviventes de forma diferente

Em julho eles iniciaram as atividades sobre a região sudeste

Criança de mascara em frente a um computador com o mapa do Brasil colorido na tela. A criança está com uma caneta em mãos e anotando algo em uma folha de papel rosa

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

 O Centro para Criança e Adolescentes (CCA) – Aziz Nacib Ab’saber, localizado na Zona Sul de São Paulo, está fazendo mensalmente o projeto de pluralidade cultural em que eles trabalham as regiões do Brasil com os conviventes.

As crianças e adolescentes tem aulas todos os dias sobre o tema, aprendem sobre a cultura da região e a sua historia e a cada semana é lançado um desafio para eles fazerem como devolutiva sobre o que aprenderam nas aulas.

Todas as turmas participam de aulas com os oficineiros de teatro, música e dança. Onde cada um ensina o mesmo tema, mas em cima de suas próprias vertentes de aula.

É um tema importante para formação das crianças principalmente no que diz respeito à cidadania, a temática está relacionada ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional.

A gerente do serviço, Fernanda Aparecida Pereira, contou que a ideia surgiu no inicio do ano e eles têm o intuito de manter a atividade até o final de 2021, mudando de região sempre para poder ensinar todos os detalhes. “Eles começaram a trabalhar a região sudeste e falaram que é legal o fato de São Paulo não ter uma cultura específica e sim uma junção de todas as regiões”, relata Pereira.