Projeto de educação ambiental é realizado na região do Campo Limpo

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Zona Sul atende 240 crianças

 A imagem mostra toda a decoração feita para o desfile da mostra cultural do projeto, dando destaque para a mesa dos jurados.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Instituto Rural oferece para seus atendidos o projeto “do lixo ao luxo”, de educação ambiental. Tendo como público-alvo as famílias de baixa renda da comunidade, o principal objetivo do projeto é conscientizar sobre o respeito ao meio ambiente, com um consumo inteligente dos recursos naturais, além de ensinar sobre empreendedorismo e empoderamento social.

O projeto se iniciou em 2017 e ocorre todos os dias da semana, alcançando todos os 240 atendidos do CCA. Dentre as atividades e propostas previstas no cronograma, as crianças participam dos cuidados com a horta orgânica, que visa desenvolver melhores hábitos alimentares e cuidado com as sementes e mudas, além do carro-chefe do projeto, onde é feita a reutilização de objetos anteriormente descartados para a criação de brinquedos, utensílios, decorações e até mesmo um jardim suspenso, construído a partir de caixotes reutilizados.

Para celebrar o sucesso do projeto foi realizado um desfile e uma mostra cultural com todos os materiais criados a partir das atividades. O desfile contou ainda com a presença dos familiares e da comunidade da região, uma banca de jurados para analisarem os melhores projetos e prêmios para os ganhadores.

“Para os atendidos é sempre importante ouvir histórias e vivenciar as atividades socioeducativas de conscientização ambiental para assim ressaltarmos a importância que devemos dar para a natureza e o impacto que podemos causar de forma positiva mesmo com pequenas ações de cuidado com o meio ambiente”, contou o gerente de serviço, Weslley Amarante.

 

Caixotes reutilizados para criar um jardim suspenso.