Reforço à Operação Baixas Temperaturas distribui quase 2 mil agasalhos e cobertores na primeira noite de operação

Durante a ação, realizada durante a noite de quarta-feira (28), mais de 200 pessoas foram acolhidas e 5 mil sopas e bebidas quentes distribuídas

Texto: Secretaria Especial de Comunicação 

A Prefeitura de São Paulo, para reforçar o atendimento a pessoas em situação de rua feito pela Operação Baixas Temperaturas, iniciou nesta quarta-feira (28/07), uma ação humanitária intersecretarial que distribuiu 1.840 cobertores e agasalhos, entregou 5 mil sopas e 5 mil bebidas quentes na primeira noite e acolheu 227 pessoas na madrugada por meio da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).

A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) com a participação da sociedade civil e de organizações do terceiro setor, colocou as tendas montadas em pontos estratégicos para distribuição de sopa, chá, chocolate quente, agasalhos e cobertores em diferentes regiões da capital. Elas estarão em operação até a próxima segunda-feira (02/8) nas praças da Sé (Centro) e Princesa Isabel (Luz), Largo da Concórdia (Leste), praças Salim Farah Maluf (Santo Amaro) e Miguel Dell’erba (Lapa).

Por meio desses pontos foram realizados 73 encaminhamentos para acolhimento, sendo 18 na Praça Princesa Isabel, cinco no Largo da Concordia, 29 na Praça da Sé, oito na Praça Miguel Dell’erba e 13 no Parque Dom Pedro II. Houve sete recusas.

Início da operação

A portaria que instituiu o comitê para o "Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas - 2021" foi publicada em 30 de abril e se estenderá até 30 de setembro deste ano. A ação é reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente.

Desde o início da ação foram contabilizados mais de 15 mil acolhimentos, 1.400 recusas e quase 15 mil cobertores distribuídos.

Transporte

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) colocou sete ônibus extra e mais 15 Vans do Atende, além dos veículos já utilizados desde o fim de abril, para garantir o transporte de quem aceitar o abrigamento.

O primeiro dia também contou com uma ação em parceira com a Cruz Vermelha São Paulo, que realizou a entrega de mil kits de inverno, que são acompanhados de kits de higiene e totalizam 5 toneladas de agasalhos e cobertores, na tenda localizada na Praça da Sé. A CVB também é parceira da Prefeitura em ações humanitárias na cidade desde o início da pandemia, por meio de arrecadação de alimentos e produtos de higiene do programa Cidade Solidária.

Como ajudar

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.