Núcleo de Convivência de Idosos da Zona Oeste retoma atividades presenciais

A programação foi retomada de forma híbrida com 50% da capacidade

imagem de cinco idosas em uma sala do NCI posando para a foto com um funcionário do serviço

Texto: Natalia Nora Marques
Foto: Acervo

Na última segunda-feira (26), o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) MOPI - Movimento Pró-Idosos retomou as atividades presenciais. Os atendidos chegaram ao serviço com animação para realizarem as aulas de ioga, alongamento e noções básicas de celular, todas as atividades disponíveis no dia do retorno.

Por conta do receio de contrair COVID-19, alguns idosos ficaram preocupados com o retorno, mas a gerente do NCI, Karina Almeida, conta que todos os protocolos de segurança foram seguidos. “Foi feito um formulário para sabermos quais idosos gostariam de voltar e com isso nós organizamos as turmas de cada atividade para um número limitado de pessoas”.

Aqueles que ficaram em suas casas continuaram fazendo as aulas à distância, os orientadores e técnicos responsáveis, ministram as mesmas atividades para os dois públicos. Por meio de um celular, os exercícios são transmitidos pela plataforma Google Meet para os conviventes.

As aulas que mais fazem sucesso entre os idosos são as de alongamento e coreografia, que ajudam no desenvolvimento de mobilidade e nas atividades cotidianas. Dentre aquelas que envolvem artesanato, a atendida Sônia Maria destaca as aulas de pintura que voltaram hoje (28) e tiveram um público animado apesar do dia frio.

A convivente também conta que sentia saudade dos técnicos, orientadores e amigos que fez no NCI, “ficamos muito felizes vendo todo mundo voltando”. Apesar da falta que sentiram do convívio no serviço, os idosos entendem a necessidade de seguir os protocolos de segurança e aderiram a todas as orientações.