Projeto intergeracional é promovido por serviços de atendimento do Campo Limpo

O projeto une crianças e idosos com objetivo de trocar experiências

 Recados escritos manualmente em quadros por duas usuárias dos serviços.
 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Terezinha e o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Nossa Senhora das Graças, ambos administrados pela Cáritas Diocesana do Campo Limpo, realizam um projeto que une duas distintas gerações de um mesmo território.

Mesmo com a notória diferença de perfil dos atendidos pelos serviços, as gerências enxergaram uma boa oportunidade de integração entre ambos os conviventes dos locais, onde assim, podem trocar conversas citando desejos e suas experiências, visando desta forma, minimizar os efeitos causados pela pandemia de COVID-19. O projeto é realizado com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e com idosos a partir de 60 anos, aliando a descontração e a sinceridade das crianças com o conhecimento e sabedoria dos idosos.

As trocas são feitas de maneira remota para garantir o distanciamento social, sendo assim, realizados através de mensagens em grupo via Whatsapp. As fotos com os recados escritos manualmente são repassados para os atendidos, familiares e região.

O projeto ocorre continuamente desde o final de 2020 e o trabalho intergeracional é visto como fundamental para que seja feita a manutenção da saúde mental e social dos conviventes. O gerente de serviço, Alan Braga, vive a expectativa do retorno presencial dos serviços. “Estamos planejando expandir as atividades integradas com o retorno presencial, o próximo passo é uma troca entre atividades artísticas dos dois serviços, com o CCA com quadros feitos pelas crianças e o NCI com peças de crochê e costura produzido pelos idosos”.