Serviço da Zona Sul realiza oficinas de artesanato e geração de renda

Os atendidos aprenderam a fazer cachorrinhos decorativos com lã

: Imagem de uma atendida de costas para a foto, cortando a lã branca que forma o rosto do cachorrinho

Texto: Natalia Nora Marques
Foto: Acervo

Na última sexta-feira (16), o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Grajaú I, território da Capela do Socorro, realizou uma oficina de cachorrinhos decorativos. Os objetos foram confeccionados por 13 atendidos durante os dois períodos em que a oficineira Maria Aparecida Matta esteve no serviço.

As atividades foram agendadas com antecedência junto aos atendidos pelo SASF que foram divididos em quatro grupos de até quatro pessoas para evitar aglomerações. A lã utilizada para a confecção dos cachorrinhos foi oferecida pelo serviço e a base para eles foi feita de potes de vidro já existentes no local, contribuindo com a noção de reciclagem e reaproveitamento de materiais.

A gerente do SASF, Claudia Jorge, conta que as oficinas são levadas para o serviço de acordo com o nível de dificuldade de cada turma, “por isso são evitadas as atividades que envolvam muita precisão e coordenação motora fina”. No caso da montagem dos cachorrinhos decorativos não foram relatadas grandes dificuldades, todos que participaram da oficina conseguiram executar as tarefas.

Um dos objetivos das oficinas do SASF é a geração de renda para os conviventes e a oficineira relatou que uma das alunas pensou em oferecer as decorações para serem vendidos no trabalho de sua filha que dá banho em animais de estimação. Apesar da possibilidade de renda extra, a gerente conta que “muitos deles participam das oficinas por diversão e para aprender um novo tipo de artesanato”.

As oficinas são realizadas todas as sextas-feiras com diferentes atividades, as escolhas costumam seguir a demanda dos atendidos, e caso alguma delas seja muito interessante para eles, os oficineiros responsáveis são convidados a retornarem ao SASF.

Foto de dois cachorrinhos decorativos feitos na oficina, um marrom na lateral esquerda e outro branco na lateral direita