Serviço da Vila Prudente oferece oficina musical à distância

As aulas envolvem movimentos corporais e sons produzidos com objetos encontrados em casa

imagem tirada do fundo da sala do CCA com cinco atendidos de costas para a foto, olhando para a televisão e reproduzindo os movimentos ensinados na vídeo aula

Texto: Natalia Nora Marques
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Reimberg, Zona Leste de São Paulo, disponibiliza vídeos em seu canal do YouTube para que os atendidos possam realizar as aulas da oficina de música. Tanto aqueles que estão em suas casas quanto os que frequentam o CCA presencialmente assistem às aulas que são gravadas na casa da oficineira.

Antes da pandemia de COVID-19, as aulas aconteciam presencialmente no serviço e contavam com alguns instrumentos musicais, mas eles não estão sendo compartilhados para assegurar a segurança dos atendidos. A fim de dar continuidade aos trabalhos realizados pela oficina, os objetos que os atendidos possuem estão sendo usados para produzir sons.

Panelas, colheres de pau, copos de plástico e latas de alimentos estão garantindo o aprendizado e a diversão dos atendidos pelo CCA. A oficineira, Luciana de Freitas, conta que “alguns atendidos sentem falta dos instrumentos musicais, mas precisaram se adaptar”, assim como as aulas. Ao longo dos meses de oficina, o serviço passou a fornecer novos materiais para as famílias utilizarem.

Além dos vídeos, a oficineira passou a enviar atividades extras do campo teórico da música, como exercícios de reconhecimento de instrumentos e notas musicais, esse conteúdo também é impresso pelo CCA e entregue às famílias regularmente. Apesar do caráter teórico dos exercícios complementares, Freitas também faz questão de manter um equilíbrio com elementos lúdicos para que todos os atendidos consigam acompanhar e aprender.

O trabalho de percussão corporal já era desenvolvido durante as aulas presenciais, mas foi aprofundado após as mudanças devido à pandemia. Além de desenvolver as habilidades musicais dos atendidos, essas atividades estimulam a coordenação motora e o ritmo em diferentes níveis de dificuldade.

No início, os atendidos estavam com dificuldades de sincronizar o canto com a percussão e a música que serve de base para a aula. Por isso a oficineira passou a dividir as etapas de aprendizado, organizando as atividades de modo a facilitar o aprendizado das crianças de todas as idades.

O acompanhamento dos atendidos é realizado pelos funcionários do CCA e repassado para a oficineira por meio de fotos, áudios e vídeos por conta da distância. Dessa forma ela consegue fazer correções sobre os movimentos das crianças e adolescentes além de adaptações para as aulas.

Também existe um trabalho em conjunto com as pedagogas do CCA, os temas que são abordados no dia a dia dos atendidos e em outras atividades servem de base para alguns dos momentos da oficina. Os assuntos mais delicados, como abuso sexual infantil, são tratados por meio das músicas, Freitas conta que “mesmo com uma letra de música leve, os atendidos conseguem aprender a se protegerem”.