Centro para Crianças e Adolescentes de Sapopemba incentiva a busca pelos sonhos

Toda quarta-feira elas fazem atividades e criam projetos sobre objetivos futuros

10 crianças de mascaras seguindo a instrução de como fazer tranças. Uma das crianças esta em pé dando auxilio. Tem duas meses dispostas entre eles com bonecas e lãs.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

 O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Semeando Esperança, localizado na Zona Leste de São Paulo, está com um projeto chamado “Dia do Criar” que acontece toda semana e faz parte do plano semestral do CCA.

O “Dia do criar” foi elaborado para que os conviventes possam falar sobre o que querem ser, seus sonhos e objetivos de vida. Eles são instruídos a fazer um planejamento, em grupo ou individual, depois apresentam esse projeto para a sala.

O CCA disponibilizou a quarta-feira para essa atividade, e os dois turnos de alunos fazem suas apresentações e tem a oportunidade de dar aulas sobre o que querem ser quando crescer, e que carreira gostariam de seguir.

A ideia da atividade é que os conviventes possam ter essa a experiência de lidarem por conta própria com os detalhes e até com as dificuldades de certas escolhas. Assim eles desenvolvem autonomia, responsabilidade e perspectiva de futuro.

Com a atividade seguindo dessa maneira, uma das adolescentes do serviço, com auxílio dos assistentes técnicos e orientadores, deu uma aula para seus colegas sobre trança. O serviço disponibilizou os materiais necessários para que ela conseguisse instruir da maneira correta.

A assistente técnica do CCA, Danielle Rocha, relatou que “essa é uma atividade que não tem um prazo limite, desse modo não limitamos as suas criações e damos liberdade para que eles façam as coisas no tempo deles”.

12 crianças de mascara. 10 sentadas e duas em pé. Disposto pela sala tem três mesas e em cima delas os utensílios necessários para a aula, como bonecas e lãs.