Centro de Convivência Intergeracional disponibiliza aulas de gastronomia

Com participação de crianças e adolescentes, a atividade visa promover a interação entre as gerações.

Foto tirada pela classe com todos segurando os bolinhos logo após a conclusão completa dos mesmos, todos utilizando máscaras. 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Acervo

O Centro de Convivência Intergeracional (CCINTER) Jardim Imbé, localizado na Zona Sul, no distrito do Capão Redondo, oferece diariamente aulas de gastronomia para seus atendidos. As aulas podem conter a presença de todos os usuários a partir de seis anos de idade.

Com todo o local da atividade devidamente higienizado, respeitando todos os protocolos sanitários, a aula se inicia com o “mise en place”, nome do processo que realiza a separação de cada ingrediente que será utilizado durante a receita. Na aula do último dia (8), a receita feita foi a de cupcake.

As crianças participaram ativamente da atividade, medindo e pesando a quantidade dos materiais, misturando os ingredientes, colocando a mão na massa e colocando-a nas formas, o que garantiu um trabalho em equipe divertido e dinâmico. Durante a pausa para o lanche da tarde, os bolinhos foram ao forno com a supervisão da professora Jéssica Marques. Após a parada, as crianças retornaram para rechear e finalizar a receita.
Ainda embalados pela comemoração do Dia Mundial do Chocolate, que ocorrera um dia antes, foram feitas duas receitas de ganache de chocolate para rechear os bolinhos para assim, receberem um saco de chantily para poderem finalizar os cupcakes. Por fim, na melhor parte, puderam saborear e saíram muito felizes e empolgados.

“Pedi para que eles usassem toda a criatividade deles no momento de confeitar com o chantily e brincassem para que eu pudesse ver o que cada um guardava dentro de si para colocarem nos cupcakes. Foi um dia de trabalho em equipe, assim eu definiria, em todo momento todos se ajudaram” completou Marques.