Crianças participam de oficina de educação financeira na Zona Sul

Com objetivo de estimular o raciocínio, os atendidos aprenderam a jogar xadrez durante a oficina

Duas crianças, com todo o protocolo sanitário, jogam xadrez durante a oficina de educação financeira.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Acervo

 

 O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Arrastão, localizado no Campo Limpo, oferece uma oficina de educação financeira. O projeto ocorre uma vez por semana e como forma de estimular o raciocínio lógico, o pensamento estratégico e a concentração, as crianças tiveram como atividade o xadrez.

A oficina foi iniciada com explicações sobre a origem do jogo e suas regras oficiais. Todos os protocolos sanitários foram respeitados durante a realização das atividades, como borrifar álcool 70° no tabuleiro e nas peças antes e depois das jogatinas, além de manter o distanciamento exigido. Durante os jogos, um mediador interagia com as crianças sempre que fosse necessária alguma orientação.

O xadrez acaba fazendo com que as crianças apliquem conceitos básicos de matemática durante a contagem de casas brancas e pretas, visualizem no tabuleiro as posições verticais, horizontais e diagonais, além de estudarem probabilidade por jogadas, assim utilizando a lógica e diferentes estratégias.

“Apesar de ser um jogo popular, a maior parte das crianças ainda não havia jogado. Elas apresentaram algumas dificuldades normais com as familiaridades do jogo”, contou a orientadora Juliana Fernandes Lima.

Crianças aprendem o conceito e sobre as peças do xadrez para jogarem durante a atividade de educação financeira.