Oficina de música é oferecida para crianças de serviço de convivência em Perus

A atividade ocorre semanalmente online e a cada 15 dias de forma presencial

 

Várias crianças estão sentadas em um grande círculo na quadra esportiva do serviço. Todas estão usando máscara de proteção facial e há uma profissional orientando a atividade.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Anhanguera, na região de Perus, oferece para seus atendidos uma oficina de música. Ocorrendo na maior parte do tempo de forma remota, a participação online acaba acontecendo para um menor número de atendidos, visto que muitos usuários não possuem disponibilidade de internet ou aparelhos eletrônicos para participarem. O projeto, quando realizado de forma presencial, garante a participação de 35% dos usuários frequentes.

O principal objetivo da oficina é formar as crianças para que possam crescer com criatividade, sensibilidade, dominando suas habilidades, com consciência de seu corpo, boa coordenação motora e que fazer com que todos os participantes possam desfrutar dos mais variados repertórios musicais de maneira saudável e eclética.

“Apesar de a oficina ser voltada a manifestação artística, não é de nosso interesse formar um grande músico. Isso até pode ocorrer, mas seria devido ao interesse de cada um no processo de aprendizagem e de aprofundamento na área”, afirmou o oficineiro Vinícius Gonçalves Rodrigues.

A cada semana é escolhida uma temática musical diferente, seguindo um plano de aulas, onde é abordada primariamente a Primeira Geração da educação musical, consistindo na experimentação como prioridade para futuramente teorizar a música. Dentro das atividades do cronograma, os atendidos participam de um coral em grupo, de jogos musicais, como estátua e dança das cadeiras, além de jogos de cooperação e socialização, amplificando assim o ritmo e a desenvoltura com o próprio corpo.