Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo de Cidade Tiradentes realiza formatura dos atendidos

Após um semestre de atividades, quatro turmas receberam a certificação de conclusão dos cursos

Montagem de 9 fotos de diferentes momentos da formatura, a imagem do canto superior esquerdo é a vista da do espaço onde a cerimônia foi realizada, à direita dela está a foto de alguns doces e no canto superior direito está uma atendida pelo serviço com o certificado em mãos. Na fileira abaixo estão duas fotos de alunas com seus diplomas e do lado esquerdo há uma imagem do bolo. Na fileira de baixo está uma foto com todos os formandos sentados segurando seus canudos, seguida de uma foto da mesa decorada com um laço e a palavra “formandos”, seguida de uma foto de duas mulheres com um pacote em mãos.

Texto: Natalia Nora Marques
Foto: Acervo

Na última quarta-feira (30), o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Estação do Saber, Zona Leste de São Paulo, realizou a formatura dos 80 atendidos que finalizaram os cursos de assistente de recursos humanos e assistente administrativo. A cerimônia aconteceu em dois períodos, manhã e tarde, e contou com a participação apenas dos alunos e funcionários do serviço para evitar aglomerações.

A gerente do local, Suellen Chartume, conta que “devido à pandemia, os formandos acreditavam que seria um evento mais simples, e se surpreenderam quando chegaram ao CEDESP”. O serviço foi decorado para recebê-los, e após a distribuição dos certificados houve um momento de confraternização com doces e bolo.

Aqueles que finalizaram a formação na área de recursos humanos devem começar o curso de assistente administrativo no próximo semestre, assim como o contrário também é previsto. Além do conhecimento agregado pelos atendidos, Chartume destaca a importância do convívio que o CEDESP proporciona, “o que desenvolve as habilidades deles de se comunicarem no ambiente de trabalho”.

Os cursos foram organizados com revezamento de alunos para que todos pudessem frequentar o serviço, configurando um modelo híbrido entre ensino à distância e presencial. Durante a formatura, todos eles foram convidados a participar, mas apenas 60 alunos compareceram entre os dois períodos da cerimônia com distanciamento social e seguindo os protocolos de segurança.

A gerente destaca “nítida evolução que os atendidos tiveram ao longo do semestre em diversos aspectos”, apesar do curto período, ela conta que muitos deles percebem novas possibilidades e conseguem desenvolver maior autonomia. A formação oferecida pelo CEDESP é inicial, e promove o interesse dos alunos para que busquem uma continuação dos estudos no futuro, por isso os cursos são de suma importância para a população em situação de vulnerabilidade.