Oficina de empoderamento social é oferecida pelo Centro para Crianças e Adolescentes da Zona Sul

O intuito do projeto é auxiliar as crianças nos conhecimentos práticos do cotidiano e na formação de cidadãos

Devidamente adequadas aos protocolos sanitários, crianças na área externa do CCA estão com pranchetas na mão, realizando atividade da oficina.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

A oficina sobre empoderamento social é oferecida pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Terezinha, localizado no M’Boi Mirim. O projeto ocorre de forma presencial, com 35% da capacidade do convênio e também de forma remota para os atendidos que não voltaram presencialmente.

Com todo o agravante da pandemia do novo coronavírus, o CCA enxergou a necessidade de promover diversas atividades que pudessem facilitar e agilizar o dia a dia, garantindo todo o direito básico de acesso à informação e um crescimento integral.

“Junto às famílias, percebemos que nossas crianças não têm acesso a informações básicas como seus direitos, como proceder em situações de emergência, cuidados básicos de higiene e imensa defasagem em sua auto imagem enquanto cidadão, que não tem seus direitos assegurados por conta de um contexto histórico desfavorável”, afirmou o gerente de serviço, Alan Silva Braga.

O principal objetivo do projeto é repassar as informações para as crianças sobre o cotidiano prático através de um empoderamento dos atendidos, tratando sobre temáticas necessárias como as questões sociais, estruturais e direitos básicos, dando a chance de obterem uma formação completa enquanto cidadãos.

A oficina traz temas corriqueiros da sociedade de uma forma prática, atual e com uma linguagem perfeitamente compreensível, tratando assim, sobre o mercado de trabalho, contexto social, cultura negra, consciência coletiva, entre muitos outros assuntos. Além disso, também é ensinado o acesso a serviços de atendimento, formas de estudar via Youtube e agendamento de consultas médicas via Sistema Único de Saúde (SUS).

Crianças mostrando seus desenhos feitos durante atividade da oficina de empoderamento social. Todos com máscaras e mantendo distanciamento.