Assistência Social inaugura Serviço de Acolhimento Institucional na Zona Norte

O objetivo é acolher e acompanhar os conviventes em todos os aspectos necessários nos princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente

Foto com uma parede de tons claros com uma placa pendurada no meio. Na frente da parede tem doze pessoas, todas de máscara. Oito do lado esquerdo da placa em que seis estão em pé e duas agachadas na frente e quatro do lado direto da placa.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Fotos: Wagner Origenes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) entregou na última quarta-feira (30) na região da Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo, um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA).

O SAICA é destinado para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 e meses e tem a capacidade para 15 conviventes. O serviço oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

A unidade disponibiliza um ambiente acolhedor e adaptado, com brinquedoteca, quintal, jardim de inverno, closet, cozinha, sala de estar e despensa.

A inauguração contou com a presença da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, Elisangela Jagoschitz (Supervisora de Assistência Social da Freguesia/Brasilândia), Sergio Rodrigues Gonelli (Subprefeito da Freguesia do Ó/ Brasilândia), Amanda de Oliveira Nascimento de Paula (representante da organização Associação de Lutas e Promoção Social Jardim Robru e Adjacentes – ALPS), Ana Carolina Teixeira Maria (Gestora de Parceria do serviço), Marcio Pereira Feliciano (coordenador do CRAS Brasilândia I), Priscila Aparecida Jurema (Coordenadora do CRAS Brasilândia II), Luciana Márcia Marques (Coordenadora do CRAS Freguesia do Ó) e Daniela Lima Francisco (representante do CRAS Brasilândia II).

Durante a inauguração, foi feita um tour pela casa e a secretária da pasta ressalta a relevância dos SAICAS: “serviços como esses são importantes para que as crianças e adolescentes possam desenvolver autonomia e relações interpessoais”, declara Giannella.