Serviço da Zona Leste oferece aula de cordel em oficina de cultura popular

As aulas eram semanais e os conviventes aprenderam como é a cultura nordestina

 Criança de mascara segurando uma sanfona em frente a uma parede laranja com decorações de temáticas nordestinas

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescente (CCA) 3? Milênio, localizado na Zona Leste de São Paulo realizou no plano semestral, aulas sobre cultura popular e nesse mês de junho o tema tratado foi a cultura nordestina.

As crianças e os adolescentes tiveram aula sobre cultura, música, linguagem local e até uma oficina de cordel. Por meio das atividades foi trabalhado o conhecimento, as crenças, artes, hábitos, tradições e costumes transmitidos de geração para geração.

Foi proposto na oficina de cordel que eles fizessem rimas e poemas e podendo assim criar de maneira divertida o seu próprio cordel sobre tudo o que aprenderam da cultura nordestina.

O objetivo é proporcionar a eles o contato com a cultura popular e ampliar as experiências, além de ajudá-los a conhecer historias e lendas. Valorizando os elementos e tradições culturais.

A gerente do serviço, Maria José do Nascimento, disse que foi um trabalho gratificante, principalmente para crianças do CCA porque eles aprenderam sobre como funciona e como é importante respeitar tradições diferentes das deles. “O projeto valorizou muito a cultura popular e consequentemente eles vão valorizar mais as questões brasileiras e também aprendem a respeitar o próximo”, relata Nascimento.

Em comemoração ao tema tratado, o serviço proporcionou aos conviventes um almoço com feijão tropeiro (comida típica nordestina) com direito a musica ao vivo e a leituras de cordel.

Quatros crianças de mascara em frente a uma parede decorada segurando uma arte feita por eles