Centro Dia para Idosos realiza ação de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Serviço da Casa Verde promoveu uma roda de conversa e soltou bexigas violeta

Em um espaço aberto do CDI estão duas fileiras com cadeiras para os idosos acolhidos, no final do espaço estão duas funcionárias segurando dezenas de bexigas roxas para distribuir para eles no final da roda de conversa

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Acervo

“Junho violeta” é o mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa e o dia 15 marca o dia mundial dessa causa. Por conta da data tão importante para a defesa e proteção, o Centro Dia para Idosos (CDI) Casa verde, Zona Norte de São Paulo, realizou ontem (15) uma roda de conversa entre atendidos e funcionários do serviço, após o encerramento cada um deles soltou alguns balões violeta que se dispersaram no céu.

O objetivo com os balões foi chamar a atenção dos outros moradores da região a respeito da data, gerando curiosidade para pesquisar mais sobre a proteção dos idosos, já que grande parte da população do bairro tem idade avançada.

Segundo a gerente do local, Lucicleide Abreu, “além de dar visibilidade para a causa, a ação foi motivadora para atendidos e funcionários”. Ao longo do mês também estão sendo desenvolvidas outras atividades de conscientização, como vídeos explicando as diferentes formas de violência que os idosos podem sofrer.

Um dos fatores que tornam mais difícil o combate a essa violência é a proximidade com os agressores, que muitas vezes são parentes próximos. A gerente conta que aqueles que são agredidos costumam esconder as marcas no corpo e usar desculpas para não identificar os culpados.

O alerta para as situações de agressão física, psicológica e financeira contra idosos tem ênfase durante o mês de junho, mas Abreu explica que um dos objetivos do CDI ao longo do ano todo é “amenizar o impacto da violência sobre a vida dos atendidos”.

Para continuar o trabalho de combate à violência, uma live está sendo organizada em parceria com o CDI Casa Verde com a temática “Violência em tempos de pandemia: isolamento social x recessão de políticas públicas”. A transmissão acontecerá no Facebook do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) no dia 18 de junho às 14h e contará com falas de Marília Viana Berzins, especialista em gerontologia, e Aline Almeida Garcia, assistente social do CDI CAMP Pinheiros.

: Vista superior da área externa do CDI em que os atendidos estão sentados com as bexigas nas mãos.

Foto do céu com as bexigas que foram soltas durante a ação de conscientização