Núcleo de Convivência de Idosos promove atividades manuais à distância

Os projetos artesanais funcionam como entretenimento e exercitam a cognição

Sobre uma mesa com toalha laranja estão três folhas com desenhos impressos pintados pelos idosos com lápis de cor. O desenho da folha central é de borboletas e o das outras duas folhas são de pássaros.

Texto: Natália Nora
Foto: Acervo

Por conta da pandemia de COVID-19, o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Maria Mãe da Igreja, Zona Sul de São Paulo, desenvolveu atividades artesanais para os idosos realizarem em suas casas. Os kits com materiais usados para os projetos podem ser retirados no serviço e complementados com objetos encontrados nas casas dos atendidos, como é o caso dos itens que iriam para o lixo reciclável, mas que foram reformados durante as atividades.

A gerente do serviço, Thais Diniz, explica que um dos exercícios diários é a pintura de desenhos disponibilizados pelo NCI. Segundo ela, “o mês de junho possui a temática do meio ambiente, e os desenhos serão coletados para a montagem de um mural no serviço".

As oficinas e outras atividades são enviadas por meio de grupos de WhatsApp, por onde os idosos podem ser acompanhados pelos profissionais do NCI, além de fortalecer os vínculos entre os próprios atendidos.

Alguns dos trabalhos manuais além das pinturas são pesos de portas, enfeites temáticos e apliques em panos de prato. Com isso, a gerente considera que são estimuladas “a coordenação motora, a capacidade de organização e ainda serve como recurso terapêutico”.