Crianças e adolescentes têm aulas sobre grafite no Jabaquara

Serviço estimula criatividade e senso de responsabilidade dos atendidos

 Fundo com parede amarela com uma criança de máscara e luva descartável segurando uma lata de tinta em frente a um mural marrom com desenhos de grafite coloridos.

 

Texto: Marianne Seixas 
Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Ame, localizado no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo, está com aulas semanais de cartum e grafite, dentro do projeto semestral Estação Cultural. As aulas foram desenvolvidas pelo próprio CCA em conjunto com o orientador socioeducativo e cartunista Valter Luis.

As aulas são semanais e todas as crianças e adolescentes do CCA podem participar. Estão inclusas aulas de desenho, reconhecimento de espaço, desenvolvimento da criatividade, concentração, experiências com leitura de imagens e saber representar ideias de grafismos, buscando uma compreensão crítica da realidade social e do
mundo contemporâneo.

Através da arte eles aprendem sobre a sociedade que estão inseridos e como cuidar dela, como transformar o cinza em colorido e como são responsáveis por isso, visto que é importante buscar refletir sobre a diferença do ato de vandalismo e fazer uma arte tendo autorização.

O serviço considera importante o desenvolvimento artístico de suas crianças e adolescentes e a gerente do serviço, Karina Santos Silva, reforça “a oficina vem muito a agregar, eles curtem muito, fortalece, trabalha responsabilidade, mostra que eles fazem parte da comunidade e ensina a deixar o mundo mais colorido. Através da arte a gente desenvolve e aprende muita coisa”.

 

Fundo com parede amarela. Com duas crianças de máscara e luva descartável segurando uma lata de tinta em frente a um mural marrom com desenhos de grafites coloridos