Serviço da Capela do Socorro oferece lives com a temática “O Futuro do Trabalho”

Durante três encontros serão apresentadas as transformações do mercado de trabalho

Print da tela do computador durante a aula online transmitida pelo Google Meet. Do lado esquerdo da foto está uma tela de fundo verde com as frases “o futuro do trabalho” e “sejam bem vindos”, além dos logos do Facebook e da ONG Junior Achievement. Do lado direito estão as janelas dos alunos, funcionários e palestrantes do facebook.

Texto: Natalia Nora Marques
Foto: Acervo

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Ave Maria, em parceria com a ONG Junior Achievement e com o Facebook, organiza três aulas online para os atendidos pelo serviço. A aulas começaram na última quarta-feira (02) através do Google Meet e os próximos encontros serão nos dias 04 e 10 de junho.

A unidade do CEDESP se localiza no bairro Jardim Veleiros, Zona Sul de São Paulo, e está recebendo 35% da capacidade de alunos por conta do plano de combate à COVID-19. Dessa forma, as aulas online permitem a segurança dos alunos, dos técnicos do serviço e dos palestrantes garantindo a troca de experiências e conhecimentos.

A gerente do CEDESP, Lane Magalhães Rossi, ressalta a importância desse tipo de palestra para a expansão dos conhecimentos dos alunos: “além dos cursos oferecidos, os eles podem aumentar o horizonte de oportunidades com as aulas extras”. A parceria com a ONG veio por parte de um ex-aluno do CEDESP que hoje em dia faz parte da organização não governamental.

Além dos alunos, alguns funcionários do serviço participaram da primeira aula, como é o caso da técnica Cinthia Silva Corciak, que gostou muito do aprendizado. Segundo ela, a experiência foi bastante informativa por conta do contexto trazido pela professora, ela “iniciou a formação, falando sobre a revolução industrial, até chegar ao avanço das tecnologias atuais”.

As aulas são ministradas por funcionários do Facebook que, por trabalharem com um mercado de trabalho digital, têm muito conhecimento a respeito das mudanças que os empregos vão sofrer no futuro. Complementando cursos já oferecidos pelo CEDESP, os alunos ficarão mais preparados para as oportunidades que surgirem.
Rossi conta que muitas pessoas chegam ao serviço com a autoestima baixa e sem perspectiva de futuro, e os cursos ajudam a restaurar essa visão que os alunos têm de si mesmos. Segundo ela, “dessa forma eles passam a ver que podem crescer e criar autonomia para construir uma vida melhor”.