Idosos em situação de rua são hospedados em hotéis na Capital

170 idosos dos Centros de Acolhida chegam hoje (22) nos hotéis, na região central da Cidade

Prefeito Ricardo Nunes em cerimônia oficial de inauguração em frente a um painel quadriculado em amarelo e branco, com brasões da prefeitura de São Paulo intercalados de forma repetitiva.

Texto: Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Orígenes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), iniciou no dia 22/05 a hospedagem dos idosos em situação de rua nos hotéis América do Sul, Nóbilis e Reinales Plaza. A medida faz parte do enfrentamento da situação de emergência, em decorrência do novo Coronavírus, para o público acolhido de maior risco de contágio na rede socioassistencial.

Com a finalidade de ampliar a proteção social a pessoas idosas, a contratação de mais 170 vagas, sendo 50 vagas no América do Sul, 100 vagas no Hotel Nóbilis e 20 no Reinales Plaza, todos na região central da cidade, garantirá condições de distanciamento social a pessoas acima de 60 anos.

Os idosos que estejam em condições de maior autonomia para o autocuidado serão identificados pelos técnicos dos Centros de Acolhida para Adultos e encaminhados para acomodações duplas ou individuais. A oferta de alimentação, serviços de limpeza e de manutenção do espaço serão contemplados no contrato com o estabelecimento hoteleiro, que será remunerado pela Prefeitura, R$ 85,00 por diária e por pessoa. O atendimento social será realizado pela equipe técnica da parceria entre a SMADS e a Organização Social Civil (OSC) Associação Evangélica Beneficente (AEB).

O contexto de pandemia e a situação de emergência exigirão recomendações técnicas adicionais, assim como foram elaboradas para os demais serviços da rede socioassistencial. Elas deverão ser produzidas antes do início da hospedagem dos conviventes e incluirão capacitações dos profissionais remanejados dos serviços e daqueles contratados pela rede hoteleira.

A previsão de 600 vagas foi alcançada pela Secretaria, somando-se às 430 já existentes. São eles: Hotel Windsor (50 vagas), Rivoli (50), Grand Barão (50), Plaza Apolo (50), Columbia (50), Downtown (50), Lugus (50), Natal (30), na região central e no Brasília Santana Gold Flat, 50 vagas na região norte.

 

Imagem da sala de estar da recepção do hotel onde o prefeito e a secretaria cumprimentam idosos acolhidos no hotel.

 

Imagem do quarto do Hotel América do Sul. Sentados na cama estão um idoso acolhido e o prefeito Ricardo Nunes, ambos conversam com a secretaria Berenice Giannella, que está em pé à direita, em frente da televisão que está apoiada em um suporte de parede.