Visita ao Museu Cultural da Caixa proporciona momento de aprendizado aos atendidos da Sé

Ao todo, 11 conviventes participaram do passeio

 A imagem mostra quatorze pessoas dentro do Museu Cultural da Caixa. Seis estão sentadas e oito estão de pé.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo

Lazer, emoção e cultura são palavras que descrevem o passeio realizado, no dia 07/08, pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Sé e o Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua Sé ao Museu Cultural da Caixa, no centro de São Paulo.

A visita é uma iniciativa do Educativo da Caixa Cultural para promover o acesso à cultura para todos os cidadãos, em especial para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de visitar lugares culturais.

Durante o passeio, 11 conviventes conheceram o acervo da memória e do patrimônio histórico da Caixa Econômica Federal, que possui importantes documentos com mais de cem anos de história como, por exemplo, o primeiro livro de ponto, a primeira caderneta de poupança e a primeira ata, todas de 1875 (ano em que a Caixa iniciou as atividades na capital paulista).

Para a técnica do SEAS, Fernanda Leite Mariano, a escolha de levá-los ao Museu da Caixa possibilita romper o afastamento ente as esferas sociais, já que o espaço fica próximo dos serviços e é um local que promove cultura e a história da cidade. “Também é uma forma de refletirem e se familiarizarem cada vez mais com o território, conhecendo mais a comunidade e se sentirem inseridos na sociedade”, conclui.

Já a atendida Isa Alexandre dos Santos, 33, afirma ter sido emocionante adentrar as instalações da Caixa pela primeira vez. “Eu adorei conhecer por dentro. Antes eu apenas observava por fora”, revela.
 

Onze conviventes e três assistentes sociais estão dentro do Museu Cultural da Caixa. Todos olham para a câmera no momento da foto