Jovens de Parelheiros debatem sobre direitos das crianças e adolescentes

Cerca de 37 pessoas participaram do evento e grafitaram muro de serviço da Assistência Social

Três moças e um rapaz pintando muro do SPVV. A pintura ilustra quatro jovens de mãos dadas distribuídos pelo muro sob um fundo metade azul e metade verde com dois retângulos brancos que simbolizam o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Acervo
 

A proteção e preservação dos direitos das crianças e adolescentes foi tema de uma roda de conversa, promovida no dia 26/07, no Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV) Parelheiros. A ação foi organizada pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) Interlagos e contou com a participação de 37 jovens, entre 12 e 18 anos.

O evento possibilitou aos jovens ampliar o conhecimento sobre direitos e as normas de proteção. Na oportunidade também foi celebrado os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os atendidos pelo SPVV receberam ainda uma oficina de grafite com o artista William Mangraf, que coloriram os muros e paredes do espaço, representando o alcance da criança e do adolescente ao ECA. De acordo com a gerente do serviço, Nazaré Cupertino, houve uma grande aderência por parte dos jovens. “Eles estavam bem interessados no tema, gostaram bastante de poder fazer os grafites e passaram o dia todo conosco, foi bem proveitoso”, comenta.

Para o educador do SPVV e um dos integrantes da organização do evento, Fábio Reis, os grafites representam uma forma de dar identidade ao espaço. “Pensamos em construir um trabalho com as crianças atendidas no território sobre seus direitos, além da prevenção aa violência que é um dos focos das atividades desenvolvidas.” destaca.

A ação contou com a participação da supervisora de Assistência Social de Parelheiros, Adriana Telles, e do supervisor da região sul da Secretaria Estadual de Educação, Roberto Pereira da Silva. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também esteve presente e organizou uma roda de conversa lúdica para que os jovens participantes contassem suas experiências e histórias.

 

Oito jovens sentados em cadeiras de plástico assistem a palestra de uma mulher em pé com camiseta florida e cabelos curtos. Ao lado dela, um homem também em pé de moletom laranja com as mãos no bolso a ouve falar.