Jabaquara promove formação para melhorar atendimento ao público com deficiência intelectual

72 funcionários de diversos serviços da região do Jabaquara são capacitados em formação

 

13 mulheres e 1 homem estão sentados, dentro de uma sala, formando um círculo. Todos estão prestando atenção na mulher que está falando. Todos seguram papéis e canetas para fazer anotações.

Texto: Juliano Damasco
Foto: Divulgação

Serviços da rede socioassistencial do Jabaquara, zona sul de São Paulo, participaram de uma formação sobre “Deficiência Intelectual e Envelhecimento” para os serviços ligados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da região. A formação aconteceu na data de 26/07, das 09h às 12h, para 72 funcionários, no auditório da Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo.

A atividade começou a ser moldada no mês de maio, quando a APAE e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promoveram o curso “Inclusão Social da Pessoa Idosa com Deficiência e seus familiares”, que foi destinado preferencialmente aos profissionais que lidam com o público idoso no dia a dia. Ao participarem do curso, gestoras de parcerias dos CRAS e CREAS compreenderam que era necessário trazer o assunto para os demais serviços do território, já que o intuito principal era aumentar o conhecimento e sensibilizar as equipes para que pudessem atender as pessoas com deficiência intelectual de maneira mais hábil.

Dessa maneira, as gestoras de parcerias contataram a equipe multiprofissional do projeto na APAE e marcaram encontro que buscou incentivar diversos serviços da região a participarem. No dia 02/07 ocorreu, no auditório do CREAS Jabaquara, a apresentação do projeto pela equipe da APAE São Paulo para 15 participantes, na qual foram definidos os parâmetros para a realização dessa atividade.

Os serviços participantes da ação foram: Serviço de Assistência Social à Família (SASF) AME; Centro de Convivência Intergeracional (CCINTER) Aldeia do Futuro; Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESPs) Aldeia do Futuro e SAFRATER; Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Mamãe; Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) Samaritanos e Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPcDs) Instituto Gabi e ADERE. Um dos diferenciais desta ação foi que participaram não apenas os gerentes e equipes técnicas, mas também orientadores socioeducativos e gerentes operacionais.

Segundo a analista de assistência e desenvolvimento social e gestora de parcerias da Supervisão de Assistência Social (SAS) Jabaquara e do CREAS Jabaquara, Patrícia Moura, o curso foi um momento muito importante de educação permanente com um tema transversal. “Além do aprimoramento do conhecimento, propiciou a integração entre diferentes serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial no território. Isso, de fato, fortalece a rede socioassistencial”, completa.

Para a próxima fase está prevista a realização de visitas aos equipamentos pela equipe do projeto da APAE para conhecimento da realidade dos serviços, discussão de possibilidades concretas de intervenção e aprimoramento das ações já existentes.