SMADS e SMIT promovem Sensibilização de Pronto Atendimento Social na central telefônica SP156

A iniciativa teve como temática a conscientização na prestação de atendimento com qualidade no registro do protocolo do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS)

 

Coordenador de Pronto Atendimento Social, Edison Tomazi, fala em pé para operadores da Central São Paulo Um Cinco Meia, que estão sentados de frente para computadores.

Texto e fotos: Gislaine Zanella

Com o objetivo de estimular o atendimento humanizado, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em conjunto com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) promoveram, nesta semana, uma sensibilização do atendimento para abordagem social na central telefônica SP156. A iniciativa compõe o planejamento de capacitação de equipe de atendimento, que ocorre anualmente durante o período de inverno a partir do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, estabelecido pela Portaria 310, de 21 de maio de 2019, considerando o Decreto 57.690, de 12 de maio de 2017.

A novidade nesta fase do treinamento na presente edição foi a aproximação entre SMADS e SMIT, que possibilitou apresentar ao time responsável pelo atendimento o trabalho realizado pela equipe socioassistencial, reiterando assim a relevância de todas as etapas do processo de abordagem, que começa pelo acionamento do Canal SP156.

Com a temática de conscientizar a prestação de atendimento visando à agilidade e qualidade no registro do protocolo do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), a sensibilização foi ministrada pelo coordenador de Pronto Atendimento Social (CPAS) da SMADS, Edison Terra Tomazi e pela supervisora da CPAS, Jane de Lima. A iniciativa contou com a presença de 10 participantes entre coordenadores, supervisores, monitores e operadores, que atuarão como multiplicadores dentro da equipe de atendimento da central telefônica SP156. 

A abordagem social, que ocorre também por meio de busca ativa, conta com 600 orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS) em diferentes pontos da capital com concentração de população em situação de rua. As equipes atuam diariamente, das 8h às 22h, dispondo de 100 veículos para transportar as pessoas para os serviços da rede socioassistencial como Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), Centros de Acolhida e Núcleos de Convivência. Das 22h às 8h, a abordagem é realizada pela Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS). Nesta época do ano a abordagem é intensificada.

Segundo Tomazi, a ação proporcionou uma profunda reflexão entre os multiplicadores. “A chamada para a solicitação de acolhimento de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo é de extrema importância porque compõe o ciclo da preservação da vida humana. Assim o papel de cada ator também é primordial”, destaca o coordenador.

De acordo com a SMIT, no período de abril a junho de 2019, mais de 342 operadores foram capacitados em relação à Operação Baixas Temperaturas. O número representa 98,81% do quadro de operadores treinados para atender a população em situação de rua.

Conforme dados da Coordenação do Observatório da Vigilância Socioassistencial (COVS) de SMADS, desde o dia 22/05 até 19/07 foram registrados mais de 730 mil acolhimentos na rede socioassistencial para população em situação de rua. Durante os plantões (noite/madrugada) da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) foram 12.410 acolhimentos.

Apoio da população

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CPAS, que funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pelos canais SP156: central telefônica, portal e aplicativo.

A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:
- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);
- Citar pontos de referência;
- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

 

Operadores da Central São Paulo Um Cinco Meia atendendo munícipes ao telefone em sala com divisórias individuais brancas e azuis