Contato com a natureza: Centro de Convivência Intergeracional Guarani visita Horto Florestal

O passeio teve como objetivo o fortalecimento de vínculos e troca de experiências entre os conviventes do serviço

 

No Horto Florestal, mais de 30 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, posam para a foto em cima da grama.

Texto: Guilherme Alferes
Foto: Acervo

O Parque do Horto Florestal recebeu, no dia 19/07, a visita de 40 conviventes do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Guarani, serviço que atende pessoas de todas as idades a partir dos seis anos. Durante o passeio, os atendidos puderam fazer atividades nas quadras poliesportivas, um piquenique, brincadeiras em geral e os mais velhos fizeram uma trilha.

Segundo a psicóloga do serviço, Delair Braga, programas como esse são de extrema importância para que essas pessoas se conectem com a natureza, além de se divertirem. “Muitas vezes eles não têm oportunidade de viajar ou fazer passeios do tipo”, ressalta.

A atividade agradou todas as gerações. A convivente Marisa Costa, de 49 anos, fala com entusiasmo sobre o período que passa no CCInter e que adorou o passeio. “Nos divertimos muito, esse foi um dia feliz para mim”, completa.

Já o pequeno Angelo Miguel, de seis anos, destaca com empolgação os animais que teve contato, tanto os peixes do lago, quanto as aves. “Eu vi um monte de coisas legais e brinquei muito”, diz.

De acordo com a gerente do serviço, Camila Milioto, desde o mês de abril vem sendo feitas rodas de conversas, além de terem adotado uma caixa de sugestões, para que sejam ouvidas as opiniões de todos na hora de decidir as atividades, sendo a visita um resultado do novo modo de trabalhar o convívio. “O objetivo do passeio mensal é de colocar em prática o que o serviço propõe, sendo o fortalecimento de vínculos e propiciar momentos em que pessoas de diferentes idades, culturas e realidades possam conviver e trocar experiências”, acrescenta.